gravidez semana a semana, mudanças do segundo trimestre de gravidez, gravidez no segundo trimestre,

Então sua gestação já chegou no segundo trimestre? Saiba como seu bebê se desenvolve a cada semana, e quais as mudanças no corpo da mãe neste período que costuma ser o mais amado pelas grávidas. Pois é quando conseguimos ver o bebê lindinho no ultrassom, é sentido seus primeiros movimentos e ainda não estamos com a barriga muito pesada.

Ainda não viu todas as curiosidades de primeiro trimestre de gestação? Confira no nosso post. 

 

Semana a semana do segundo trimestre de gestação:

O quarto mês de gravidez:

O 4º mês corresponde ao início do 2º trimestre da gestação, ou seja, as semanas 13 a 16 da gravidez.

Mudanças na mulher: a barriga da mulher já é notada e a cintura adquire um aspecto mais arredondado. Além de os seios da mulher estarem mais sensíveis e as aréolas mais escuras. Os sintomas de azia, sensação de queimação, prisão de ventre e sensibilidade na gengiva e dor de cabeça podem continuar ou não.

Em alguns casos surge a dor nas costas e perda de equilíbrio devido ao aumento da curvatura da coluna e mudança do centro de gravidade do corpo. Por isso tenha o cuidado diante de escadas, ou no momento de se abaixar para pegar coisas.

Mudanças no bebê: a pele do bebê é fina e coberta uma fina camada de pelos que ajuda a regular a temperatura do corpo e, apesar das pálpebras dos olhos estarem fechadas, o bebê já consegue movimentar os olhos de um lado para o outro e nota a diferença entre claridade e escuridão.

Neste mês o bebê começa a engolir o líquido amniótico e a desenvolver os reflexos de sucção e deglutição para a futura amamentação. Além disso, os pulmões estão se desenvolvendo e o bebê já consegue fazer movimentos respiratórios inspirando o líquido amniótico.

Ao final do 4º mês, o bebê mede cerca de 13,5 centímetros medidos da cabeça aos pés e pesa cerca de 179 gramas.

 

14ª semana de gestação:

Aqui o bebê já está totalmente formado, porém ainda é muito pequeno. Pode medir em torno de 8,7 cm e pesar cerca de 93 gramas. A cada semana ele irá ganhar peso e crescer de forma acelerada.

Você sabia que na 14° semana as unhas aparecem nos dedos das mãos e dos pés, inclusive já possuem a impressão digital que é única para cada ser humano. Agora o bebê tem uma fina camada de pelos que forma as sobrancelhas e uma pequena penugem por toda extensão do corpinho. O rosto já está formado com os olhos e nariz em seus devidos lugares e ele começa a fazer caretas para se expressar, franzindo testa e boca.

Nesta fase o cordão umbilical já está bem desenvolvido e é o responsável por nutrir e levar o oxigênio, garantindo que o bebê se desenvolva, cresça e ganhe peso rapidamente.

Com 14 semanas seus órgãos sexuais estão bem definidos e é possível verificar através do ultrassom se é menino ou menina. E sendo o momento para realização do exame morfológico de primeiro trimestre.

 

 

15ª semana de gestação:

Com 15 semanas de gestação, o bebê pode medir 10,1 cm e pesar cerca de 70 gramas. Ele já consegue perceber a presença da luz através da barriga da mãe. As papilas gustativas começam a se formar e as pernas a ficarem maiores do que os seus braços.

Suas articulações estão totalmente formadas o que possibilita o bebê se movimentar de um lado para o outro sem parar e se mover de posição quantas vezes quiser, já que ainda possui bastante espaço. Também os dedinhos estão formados e separados, e o bebê consegue chupar seu polegar.

 

16ª semana de gestação:

Com 16 semanas de gravidez, suas medidas podem chegar a 11,6 cm e 100 gramas. Como cresce rápido! Já está completamente formado, e apenas estará crescendo e amadurecendo alguns órgãos.  O bebê não cabe mais na tela do ultrassom como antes, agora ele tem que ser visto no por partes. E agora sim é oficial, o médico consegue dizer com certeza se é menino ou menina. Um truque é comer chocolate 30 minutos antes do ultrassomAssim seu bebê ficará ativo e a probabilidade de abrir as perninhas aumenta muito.

O ouvido interno  do bebê já está totalmente formado e agora ele começa a ouvir sons. Em breve conseguirá reconhecer as vozes do papai, da mamãe e dos familiares mais próximos e responder a estímulos. Veja no post a importância de conversar e colocar músicas para seu bebê ouvir desde a gestação.

Nesta fase suas sobrancelhas começam a aparecer e seus lábios ganham o contorno bem nítido. Seus músculos já estão formados e totalmente ativos. Sua pele tem cor rosada e é tão fina que é possível enxergar todas suas veias e vasos sanguíneos.

 

17ª semana de gestação:

O bebê com 17 semanas de gestação pode medir 13 cm e pesar cerca de 140 gramas.  Agora já se inicia a produção de vérnix, uma gordura branca que protege a pele do bebê do líquido amniótico, para a pele não murchar como acontece conosco quando ficamos muito tempo na água. Além disso essa camada branca ajuda o bebê a sair pelo canal vaginal no parto.

O acúmulo de gordura corporal nesta semana é um marco importante, já que será através dele que o bebê conseguirá manter o calor do corpo, assim este começa a ficar mais gordinho. Os pulmões já estão formados, contudo não é possível funcionar normalmente porque falta se formar os alvéolos.

Seus primeiros dentes começam a surgir no osso maxilar, e nesta semana o cálcio é mais que necessário para o melhor desenvolvimento do bebê. Por isso é importante que a mãe tenha reserva desse nutriente, com alimentação adequada ou suplementação.

Nessa etapa da gestação o bebê se mexe sem parar, porém nem sempre a mãe consegue senti-lo.

 

O quinto mês de gravidez:

O 5º mês de gravidez, corresponde às semanas 18 a 22 da gestação. Ao final desse período o bebê mede cerca de 27,4 centímetros, pesa cerca de 476 gramas e seus movimentos já podem ser sentidos pela mulher.

Mudanças na mulher: a grávida poderá apresentar uma linha mais escura que vai do umbigo à região genital, chamada linha nigra, que é normal e ocorre devido às alterações hormonais da gravidez.  Nessa fase as dores pélvicas podem aparecer, pois seu útero está em expansão, os ligamentos estão se abrindo para a passagem do bebê e acomodação do útero (ou seja, as contrações de Braxton-Hicks).

Outros sintomas que podem aparecer é dores de dente, ou mesmo sangramento gengival devido a circulação de sangue nos vasos se tornarem muito intensa. Também como a azia e Ondas de calor ao longo do dia, essas sensações ocorrem devido ao aumento de progesterona no organismo.

Mudanças no bebê: nessa fase, o bebê já tem os ouvidos bem formados, conseguindo escutar os batimentos cardíacos da mãe. Além disso, as tubas uterinas já estão posicionadas no lugar correto, se for uma menina, sendo possível confirmar o sexo do bebê pelo ultrassom morfológico.

 

18ª semana de gestação:

O bebê ainda é coberto por pelos bem fininhos que cobrem o corpo do bebê! Medindo 14,2 cm e pesando cerca de 190 gramas. Dentro do útero o bebê começa a fazer os movimentos respiratórios, sendo uma espécie de treino pois ainda não irá respirar já que a placenta supre todas as necessidades de oxigenação do bebê.

Nas 18 semanas de gravidez, o grande marco e desenvolvimento total auditivo, permitindo que o bebê ouça os sons do corpo da mãe e do exterior ainda melhor. Outro desenvolvimento importante é que o intestino está em fase de aperfeiçoamento e começa a produzir o mecônio (primeiras fezes) através do líquido amniótico que engole.

 

19ª semana de gestação:

O bebê provavelmente já chegou a 15 cm e 240 gramas mais ou menos. Nesta semana seu rostinho está cada vez mais definido.

Suas pálpebras já estão totalmente formadas e cobrem seus olhos que ainda não consegue abrir e fechar, mas são plenamente sensíveis à luz. Suas mãos, que já possuem dedos formados inclusive com unhas, já se abrem e fecham.

E é nesta semana que se inicia um grande marco de desenvolvimento do bebê: o cérebro estará em fase de aperfeiçoamento e alinhando cada sentido. A partir desta semana o paladar, audição, visão, olfato e o tato estarão em funcionamento.

 

20ª semana de gestação:

Aqui o bebê mede cerca de 16,4 cm e pesa algo em torno de 300 gramas. O útero da mamãe chega à altura do umbigo, devido ao desenvolvimento fetal e saiba que agora a hidratação tem que ser mais intensa do que nunca.

Com 20 semanas de gravidez, o vérnix (camada branca) aumenta e muito para proteger o bebê.  Os pequenos fios de cabelo que iniciaram o crescimento nas semanas anteriores agora são evidentes e podem crescer muito mais até o dia do nascimento. É a fase é de ganhar peso e crescer sendo possível ver o bebê bem mais gordinho no ultrassom.

O bebê tem uma vida muito ativa dentro da barriga mãe e quando não está dormindo se mexe e vira para todos os lados. No exame de ultrassom é possível assistir a uma saltos dentro do ventre, inclusive mãozinhas tocando o rosto e até mesmo peripécias com o cordão umbilical.

 

21ª semana de gestação:

O bebê já pode pesar cerca de 360 gramas e medir aproximadamente 26 cm. O principal desenvolvimento nesta semana é o dos ossos. Além da produção dos glóbulos vermelhos no sangue também ser iniciada e os vasos sanguíneos ficarem totalmente nítidos sob a pele, que ainda é rosada e transparente.

Seu pequeno corpo não possui muita gordura, algo que se modificará nas próximas semanas quando será necessário um certo acúmulo adiposo para ser utilizado como fonte de energia e suporte de temperatura após o nascimento.

 

22ª semana de gestação:

O bebê pesa cerca de 430 gramas e mede algo em torno de 27 cm. Agora o desenvolvimento fetal já está completo e mostra um bebê perfeito, apenas um pouco mais magro que o dia do nascimento. Se a mamãe não consegue mais comer como antes tem que tentar dividir as porções em refeições menores mais vezes durante o dia. O bebê precisa crescer, então irá exigir mais nutrientes.

Seus ossos, cartilagens e músculos começam a ficar cada dia mais firmes e fortes. Os pequenos chutes e cotoveladas já são intensamente sentidos pela mãe.

 

O sexto mês de gravidez:

O 6º mês de gravidez corresponde às semanas 23 a 27 e marca o final do segundo trimestre da gestação. Ao final desse mês, o bebê mede cerca de 34,7 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e pesa cerca de 1,03 Kg.

Mudanças na mulher: a mulher poderá notar com maior facilidade os movimentos do bebê e por isso acariciar a barriga e falar com ele pode acalmá-lo.

Os órgãos da mão se reorganizam dentro do corpo para ceder espaço para o crescimento do útero. Assim o estômago, intestino, rins e até mesmo o coração sofrem alterações dentro do corpo. Eles precisam trabalhar em dobro mesmo sendo pressionados contra as costas ou costela. Por isso a importância de fazer exercícios de respiração e fortalecimento muscular, confira no post algumas dicas de exercícios.

Desse modo o estômago é comprimido e redimensionado, por isso prefira comer mais vezes e em menor quantidade para evitar mal-estar. Podem surgir varizes, hemorroidas e muitas câimbras nas pernas. Evite passar tanto tempo em pé, e trabalhe a circulação com caminhadas leves.

Mudanças no bebê: nesse mês, o bebê começa a abrir os olhos, já tem uma rotina de sono e possui um paladar mais desenvolvido.

 

23ª semana de gestação:

O bebezinho pode medir cerca de 28,9 cm e pesar algo em torno de 500 gramas. Agora o foco principal é seu crescimento e ganho de peso até o nascimento. Outro marco importante para esta semana é a do funcionamento de seu pâncreas, apto a produzir toda insulina necessária para o corpo.

Já é possível que o bebê sinta todos os movimentos da mãe, inclusive ele escuta e identifica o som de sua voz.  A pele do bebê começa a ficar cada dia mais enrugada e de tom avermelhado, que será a cor que nascerá. Essa cor ocorre devido ao grande número de vasos sanguíneos visíveis na pele sensível e quase transparente do bebê. Seus pequenos olhos, que estavam formados mas não se abriam, começam a se mover constantemente.

 

24ª semana de gestação:

Nessa semana o bebê pesa cerca de 600 gramas e tem 30 centímetros.  Um ultrassom pode mostrar para a mamãe e para o papai um bebê agora mais gordinho e crescido, que gosta de brincar com as mãozinhas e pezinhos.

Seus olhos que já conseguiam abrir e fechar desde a semana anterior, agora ganham cílios. Nesta semana inicia o processo de acúmulo de gordura debaixo da pele do bebê. O qual é responsável pelo controle de temperatura após o nascimento.

O bebê nas 24 semanas de gestação dorme praticamente o dia todo. Mas nos intervalos que está acordado é possível notar por seus movimentos evidentes e chutes mais fortes.

 

25ª semana de gestação:

Com 25 semana de gestação, o bebê pesa cerca de 660 gramas e mede cerca de 34,6 cm. Ele cresce muito todos os dias, ganha cerca de 30 a 50 gramas por dia! Nesse período é possível senti-lo se mexendo com maior frequência.

Seu marco principal de desenvolvimento nesta etapa é o desenvolvimento cerebral. Este que estará dia após dia se preparando para seu devido funcionamento após o nascimento.

 

26ª semana de gestação:

O bebê mede cerca de 35,6 centímetros e pesa mais ou menos 760 gramas. Já tem uma força tremenda nas pernas e cotovelos o papai já é capaz de sentir seus movimentos.

Devido ao espaço que está cada dia menor, seus movimentos e chutes começam a ser doloridos para a mamãe. Procure deitar com a barriga para cima quando o bebê estiver se movendo. É demais! Você verá uma montanha russa acontecendo do lado de dentro!

 

27ª semana de gestação:

Aqui o bebê está bem grandinho e com a feição definida, é o momento ideal para fazer o ultrassom 4D. Ele mede cerca de 38 cm e pesa cerca de 1kg.  O desenvolvimento fetal do bebê está praticamente completo, agora ele apenas precisa amadurecer e ganhar peso para o nascimento.

Nas 27 semanas de gravidez, o espaço uterino está cada vez mais apertado e o bebê pode estar acomodado em diversas posições como de lado, sentado ou já virado de ponta cabeça. Porém, isso não é motivo de preocupação, pois até o final da gestação ele poderá virar diversas vezes.

Sua pele é bem enrugada e ainda possui uma aparência bem magra comparada ao bebê gordinho que deve nascer.  O cérebro  do bebê está bem desenvolvido e ativo. Todas as ligações sensitivas do cérebro já estão prontas e ativas. O bebê é capaz de sonhar já nesta fase do desenvolvimento!

embrião segundo trimestre gestação, bebê no segundo trimestre,

 

E aqui conhecemos todas as mudanças incríveis que aquele bebezinho do tamanho de uma maçã já alcança 1 quilo e é maior que nossa mão. Conte-me como tem sido esse momento para você, quais as alegrias e “dores”?

Saiba mais sobre as mudanças de semana a semana do terceiro trimestre.

Desejo uma bela gestação para você.

Abraços, Shana Conzatti.

 

Deixe uma resposta