O primeiro trimestre da gestação corresponde da 1° até a 13° semana de gravidez, ou seja os três primeiros meses. Muitas mulheres passam por esse período sem muitas percepções de estarem gerando uma nova vida, já outras apresentam os sintomas clássicos desde o início. (Saiba quais o primeiros sintomas da gestação, em nosso post)

veja aqui: COMO CALCULAR A SEMANA DE GESTAÇÃO?

Abaixo trago em detalhes como é o processo de desenvolvimento do bebê e as mudanças no corpo da mulher que ocorrem semana a semana durante o primeiro trimestre de gravidez.

Semana a semana do primeiro trimestre de gestação:

O primeiro mês de gravidez:

Este período corresponde às primeiras 4 semanas de gestação.  Nesta fase da gestação, a placenta ainda não está formada, mas o bebê encontra-se envolvido pelo saco gestacional que o protege de infecções ou pancadas e que irá formar, posteriormente a placenta e a bolsa amniótica, estando presente até aproximadamente a 12ª semana de gestação.

Mudanças na mulher: nessa fase, o óvulo fecundado se implanta no útero, dando início à divisão das células do embrião e estimulando o corpo da mulher a produzir o hormônio beta-HCG para criar condições do bebê se desenvolver dentro do útero. Esse aumento hormonal, pode causar os primeiros sintomas da gravidez, como enjoos matinais, cansaço ou sensibilidade nos seios.

Já nas primeiras semanas o útero fica inchado, sensível e macio e, por começar as transformações, é possível haver cólicas neste período. Sintoma, inclusive, bem comum no primeiro trimestre, quando o corpo está em plena transformação.

Mudanças no bebê: ao final do primeiro mês, o tamanho do bebê é cerca de 2 milímetros (como um grãozinho de areia) e o tubo neural que dará origem ao sistema nervoso e cérebro do bebê já está formado.

1ª semana de gestação:

Uma curiosidade é que a primeira semana é contada mesmo antes da fecundação, ou seja, a partir do dia da última menstruação. Isso ocorre, pois os dias férteis podem variar de mulher para mulher, e por consequência o momento em que o espermatozoide encontra o óvulo ser difícil de saber o dia exato. Por isso quando a mulher descobre estar grávida, após a fecundação e o atraso da menstruação seguinte, o quê ela pensa ser a primeira semana na verdade para os médicos é a segunda semana. Louco isso, não?

 

2ª semana de gestação:

Ocorre por volta do 12º a 18º dia do ciclo menstrual, quando o óvulo foi amadurecido o suficiente pelo ovário, ocorrendo a ovulação e neste caso a fecundação. E a partir desse momento os processos maravilhosos de nosso corpo começam a se preparar para a possível gravidez. O óvulo ainda está nas trompas fazendo sua descida lenta até o útero, que se finalizará na terceira semana.

 

 3° semana de gestação:

Na 3ª semana de gestação, o óvulo fecundado (ou seja com o DNA da mãe e do pai)  começam a se multiplicar, dividindo-se muito rapidamente conforme avança no caminho rumo ao útero. Finalmente, de 7 a 17 dias depois da fecundação, o novo ser chega ao útero e começa a procurar no endométrio um cantinho macio e de grossa espessura para se fixar. Dá-se início, então, a NIDAÇÃO (saiba os detalhes e quais os sintomas).

Esse processo de implantação pode levar alguns dias e só depois disso o HCG (hormônio da gravidez) é identificável no organismo. Por esse motivo, os testes de farmácia nem sempre identificam a gravidez já nessa semana. Para ter certeza faça no que seria a quarta semana.

Após a implantação, o zigoto se divide em 2 partes: uma delas se tornará a estrutura que o bebê terá para se formar adequadamente, como a bolsa amniótica, e a outra parte se desenvolverá como o bebê.

 

4° semana de gestação:

Então é na quarta semana, na no que consideramos o fim do primeiro mês que o embrião se acomoda no útero e os sintomas de gravidez podem começar a surgir. Nessa semana a primeira parte a ser formada no bebê é o tubo neural. Ele dá origem à coluna e ao cérebro. Essa é a estrutura de onde se formará o restante do corpo.  Podemos dizer que essa é a semana chave, pois a boa formação desse tubo é impreterivelmente importante para o desenvolvimento correto do bebê. Daí a importância de iniciar a tomar ácido fólico, mesmo antes da gravidez ou assim que se desconfiar desta. Entenda a importância do ácido fólico nesse processo, no post.

A partir desse momento, o bebê se divide em camadas que irão ao poucos formando os ossos, órgãos, pele, olhos e boca. Na camada do meio já começa a aparecer seu pequeno coração e o sistema circulatório em vasos microscópicos. Neste ponto também é onde os órgãos como estômago e intestino começam a ser formados. Seu bebê ainda não tem a estrutura com cabeça, pernas e tronco. A única coisa possível de ser visualizada é o saco gestacional.

desenvolvimento do embrião primeiro mês, primeiro mês de gestação, bebê dentro do útero primeiro mês

 

O segundo mês de gravidez:

O 2º mês da gestação corresponde às semanas 5 a 8 de gravidez. Embora o feto ainda seja muito pequeno, medindo cerca de 13 milímetros (ou seja do tamanho de uma sementinha de maçã) é no final do 2º mês, que a maioria das mulheres descobrem que estão grávidas, principalmente pela ausência de menstruação.

Ao final do 2º mês, é possível saber o sexo do bebê através do exame de sexagem fetal (análise de uma amostra de sangue materno). Saiba mais sobre o exame, aqui.

Mudanças na mulher: neste mês de gravidez, é comum a mulher apresentar sintomas de mal-estar e enjoos pela manhã que, geralmente, duram até o final do 3º mês de gestação, sendo causados pelas rápidas mudanças hormonais. Algumas dicas para melhorar estes sintomas podem ser evitar cheiros fortes e alimentos intensos, não ficar muito tempo em jejum.

Mudanças no bebê: no início do 2º mês o bebê parece-se com um girino. O coraçãozinho é formado e começa a bater e bombear sangue em ritmo acelerado. Inicia-se também a formação de outros órgãos como: os pulmões, fígado, intestino e rins, assim como os neurônios e os pequenos botões que darão origem aos braços e pernas.

 

5° semana de gestação:

Nessa fase, o embrião tem duas semanas de desenvolvimento, o que coincide com o momento em que a mulher percebe o atraso menstrual, faz o teste e o resultado vem positivo. Por enquanto existe apenas um saco gestacional de 1 cm, que irá virar a placenta. Com 5 semanas de gestação, o embrião já tem o coração batendo e seu tamanho é de um grão de areia. Sua aparência lembra bastante um girino.

No ultrassom dessa semana, costuma ser difícil visualizar o embrião, e por vezes ouvir seu coração. Não se preocupe, isso é normal.

Devido ação do hormônio Beta HCG, algumas mulheres podem sentir náuseas e vômitos nesse período, melhorando após doze semanas. Além também de a ação hormonal estimular as glândulas mamárias e as mamas ficam doloridas. Outro efeito dos hormônios é sobre o trânsito intestinal, que fica mais lento e com predisposição a formar mais gases.

 

6° semana de gestação:

A placenta, o cérebro e a medula espinhal começam a se formar. Além disso o batimento cardíaco pode ser detectado com ultrassom com mais facilidade. De modo 6 semanas de gestação, o embrião já tem olhos evidentes e aparência mais familiar com um ser humano. A cabeça já toma forma e os membros como pés e mãos já começam a despontar. Porém, as mãos e pés tem aparência de pés de pato como se fosse um leque.

Os órgãos genitais e os internos começam a se formar nessa etapa, mas ainda são muito pequenos para poder ser identificados, estando o bebê do tamanho de um feijão. Este embrião já se movimentará sem que possa ser percebido por sua mãe.

Seus grandes olhos são desproporcionais ao tamanho da cabeça, ainda não tem pálpebras e as narinas começam a aparecer. Enfim, está ficando mais parecido com um bebê.

 

7° semana de gestação:

O desenvolvimento fetal está mais acelerado do que nunca e o que até agora era cartilagem passa a virar pequenos ossinhos, dando firmeza ao esqueleto em formação. Órgãos como o fígado, intestino e estômago começam a aumentar e por questão de espaço vão para dentro da vesícula umbilical, retornando ao lugar na 11ª semana. 

O destaque desta semana em termos de desenvolvimento fetal é o coração. Agora com quatro câmaras, ele bate forte e acelerado. A grande maioria dos fetos têm batimentos acima de 150 nesta fase. Porém, não se assuste se no ultrassom você ouvir abaixo disso, pode apenas significar que a mamãe está precisando se alimentar!

Seu bebê já tem cerca de 18mm (uma semente de limão) e os dedinhos começam a aparecer nas mãos e nos pés.

Já é possível ver no ultrassom os movimentos do bebê. Ele pode pular e se movimentar de forma graciosa.

 

8° semana de gestação:

Sim, seu bebê cresce e se desenvolve a cada dia! As pálpebras e o lábio superior começam a surgir e as orelhas tomam uma forma mais familiar. Os botões dentários aparecem também e os vasos sanguíneos são vistos com facilidade através da pele que é bem fininha.

Com 8 semanas de gravidez, o pescoço do bebê já está mais ereto, seus dedinhos individualizados e a cauda não existe mais. Agora ele mede cerca de 1,6 cm e é do tamanho de um grão de feijão.

Nessa etapa o bebê se movimenta bastante dentro do útero da mamãe, porém não é possível senti-lo ainda. Há um grande espaço entre a parede uterina e o feto. Nessa fase a mulher pode sentir “movimentos”, contudo costumam estar relacionados aos movimentos do próprio útero ou até mesmo dos gases.

desenvolvimento do embrião, segundo mês, segundo mês de gestação, bebê dentro do útero segundo mês

 

O terceiro mês de gravidez:

O 3º mês de gravidez, corresponde às semanas 9 a 13 da gestação, e também ao fim do primeiro trimestre.

Mudanças na mulher: durante esse período, a barriga da mulher começa a aparecer, mostrando-se levemente arredondada na parte inferior do abdômen e pode ocorrer dor na pelve, em um ou dois lados do abdômen, porque os ligamentos e os músculos da pelve que sustentam o útero, começam a ficar mais frouxos e esticados para acomodar o bebê em crescimento e preparar o corpo para o futuro parto.

Além disso os enjoos matinais geralmente não são mais tão frequentes e as mamas ficam cada vez mais volumosas, o que aumenta o risco de ficar com estrias, por isso já inicie o cuidado com cremes e óleos naturais, e alimente-se com opções que contenham colágeno como gelatina, caldo de osso.

Mudanças no bebê: este mês da gestação é marcado pela formação de ossos e cartilagens, dos canais auditivos, narinas e cotovelos, já sendo possível o bebê flexionar os braços. Além disso, os órgãos do bebê já estão formados e começam a funcionar, mas continuam a se desenvolver e amadurecer até o final da gravidez. Além disso, os ovários ou os testículos, também já estão completamente formados.

Ao final do 3º mês, o bebê mede cerca de 7,4 centímetros e a placenta já está completamente formada.

 

9° semana de gestação:

Na 9ª semana, o bebê ainda tem a cabeça maior que o restante do corpo. Sua face é bem larga, o que deixa seus olhos separados, meio que de lado ainda. As pálpebras acabam de se formar, e seus pulsos, tornozelos e cotovelos estão mais formados. Desse modo é  possível dobrar e levar os dedinhos que estão sendo formados à boca.

Agora o bebê mede por volta de 2.3 cm de comprimento crânio-nádegas e tem um tamanho parecido com o de uma castanha do Pará. Nas 9 semanas de gestação, seu peso no momento é estimado em cerca de 20 gramas. O ganho de peso vai se iniciar de forma acelerada a partir desta etapa, e ele começará cada vez mais parecer o bebê que você pegará nos braços daqui a alguns meses.

 

10° semana de gestação:

O bebezinho se movimenta bastante e chega a 3,1 cm (tamanho de uma azeitona). Agora a sua cabeça começa a ficar proporcional ao corpo, diferente da semana anterior.

A sua coluna já está desenhada e no ultrassom dá para ver os contornos, assim como da medula espinhal, que está em formação. Seus rins já funcionam a pleno vapor e todo líquido amniótico que o bebê engole é filtrado por eles, em uma espécie de treinamento para quando vier ao mundo.

Nesta etapa de desenvolvimento das 10 semanas, os principais órgãos já estão formados e é também quando as unhas e os minúsculos fios de cabelo começam a surgir. Sua genitália está em processo de finalização e será possível em breve distinguir através do exame de ultrassonografia.

 

11° semana de gestação:

Quando o desenvolvimento fetal do bebê atinge 11 semanas de gestação ele chega a medir cerca de 4 cm da cabeça ao bumbum. Os dedos das mãos e dos pés estão praticamente formados e já com unhas.  Os dentes também já são botões dentro da gengiva e quando chegar a hora certa irão nascer. Seu nariz está formado, mas existe uma pele que deixa tampado o orifício nasal.

Apesar de os olhos possuírem pequenas pálpebras que fecham e abrem, e suas orelhas estarem formadas o bebê ainda não enxerga ou ouve.

 

12° semana de gestação:

Nas 12 semanas de gravidez, a aparência da sua cabeça, antes tão desproporcional ao restante do corpo, pausa um pouco o crescimento. Neste momento seu corpo começa a ganhar peso e cada dia fica mais parecido com o bebezinho que chegará ao mundo.

Nesta fase é aconselhada a realização do exame de transluscência nucal. Nesse exame as pregas da nuca do feto são analisadas. Dessa forma é possível detectar malformações e doenças genéticas, como a síndrome de down.

 

13° semana de gestação:

Seu bebê já pode estar com 7,4 cm da cabeça ao bumbum.  Nesta semana, o pescoço do bebê estará melhor desenvolvido. Isso fará com que ele consiga mover a cabeça de um lado para outro, já sustentando o peso da cabeça. Nesse momento, ela ainda continua um pouco maior que o resto do corpo.

Aqui os dedos começam a ganhar a forma correta e seus polegares têm o tamanho muito maior do que o restante dos dedos. As mãos e pés já estão totalmente formados, e agora é iniciada a rigidez dos músculos e articulações de todo o corpo. O sistema nervoso central já está completo, mas só irá amadurecer e se desenvolver completamente até o primeiro ano de vida do bebê.

Se for menina já, tem alguns óvulos sendo produzidos para que fique armazenado durante toda a sua vida. No momento oportuno, eles serão liberados a cada período menstrual. Sua bexiga urinária já funciona normalmente. Como ele ingere líquido amniótico a cada 30 minutos é normal que o elimine através da urina. E sim, não se assuste, ele toma o mesmo líquido que faz xixi! Porém este líquido é filtrado de tempos em tempos pela placenta.

desenvolvimento do embrião terceiro mês, terceiro mês de gestação, bebê dentro do útero terceiro mês

 

E esse é o resumo de como seu pequenino embrião virou um bebezinho cheio de vida dentro de seu útero. Confira as mudanças do segundo e do terceiro trimestre de gravidez, também.

O quê mais te impressionou nessas informações? Me conte como tem sido esse processo de descoberta e mudanças em seu corpo e sua vida.

Desejo uma ótima gestação para você.

Abraços, Shana Conzatti.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *