dicas para inicio do ano escolar, escolha da escola,

Seu filho(a) iniciou na CRECHE? Após escolher a melhor creche ou escola para seu bebê ou sua criança, é o momento de iniciar esse relacionamento “família e escola” da melhor forma possível. Trago dicas simples e importantes para garantir que os pequenos tenham a melhor experiência escolar e desenvolvam todo o seu potencial.

Há ações simples que os pais podem fazer que evitarão desgastes com a escola e mesmo permitirá que a criança sinta-se livre para aproveitar esse momento tão necessário para seu desenvolvimento infantil. Compartilharei dicas simples que vivencio no meu cotidiano como professora da Ed. Infantil.

 

Como ajudar a criança a ter uma experiência escolar satisfatória?

A etapa da Educação Infantil, seja quando o bebê entra na creche ou se a criança iniciou diretamente na pré-escola, é principalmente um momento de descobrir o mundo através das interações, dos 5 sentidos, dos movimentos e de brincadeiras. Por isso o principal é garantir que haja segurança e conforto para que sua criança possa aproveitar plenamente as ricas experiências escolares que lhe serão proporcionadas.

Qual a vestimenta adequada para Ed. Infantil?

  • Escola não é desfile de moda, pense na roupa como forma de ajudar sua criança a ser livre e brincar; e não apenas ficar linda.
  • Preze por roupas confortáveis, que permitam o movimento. Desse modo, em meninas, evite vestidos ou saias longas que possam ser pisadas gerando quedas. E coloque shorts por baixo das saias, para que as meninas brinquem sem terem de se cuidar constantemente.
  • Prefira tecidos leves, evite roupas apertadas ou de jeans. Pois estes além de atrapalharem os movimentos ainda podem causar assaduras.
  • Escolha tecidos fáceis de lavar, criança deve brincar e, SIM, é comum sujar-se com areia ou mesmo tinta. Então, deixe seu filho(a) aproveitar os momentos propostos sem medo de sujar-se.
  • Se a criança não usa mais fralda (ou está no processo de DESFRALDE), escolha roupas em que ela possa tirar e colocar sozinha no momento de sua necessidade, isso irá evitar acidentes e constrangimentos.
  • Evite casacos ou moletons com cordões, ou mesmo mantas. Essas podem ficar presas em brinquedos do parquinho e causar acidentes.

Qual o calçado ideal para meu filho(a) ir á creche?

  • Em primeiro lugar, escolha um sapato confortável e adequado a estação para que a criança não passe frio ou fique com os pés suados.
  • NÃO mande a criança com botas ou sandálias com saltinhos. Já que isso, acarreta quedas e machucados. Da mesma forma, evite calçados que se soltam dos pés com facilidade.
  • Para bebês, é comum que estes retirem seus sapatos com frequência. Desse modo em dias mais frios mande calçado juntamente com uma meia com sola antiderrapante para evitar quedas.
  • A partir dos 2 anos, prefira calçados em que a criança consiga vestir com maior autonomia. E evite ao máximo tênis com cadarço. Lembre-se, são muitas crianças e o professor nem sempre irá conseguir amarrar os sapatos assim que se soltem, o quê tem chance de acarretar acidentes quando a criança for correr.

Evite perdas, trocas e confusões:

  • Por mais atento que um professor seja, lembre-se que há 10, 20 ou 30 crianças para serem atendidas ao mesmo tempo. Então, identifique ao máximo o material pessoal do seu bebê ou criança. Escreva com caneta permanente, ou borde, ou cole um adesivo com o nome ou que identifique a criança em sua chupeta, mamadeira, casacos, toalhas, sapatos, roupas do uniforme (que todos tem iguais). Desse modo evitará que coisas sejam enviadas para mochilas erradas ou mesmo trocadas durante os momentos diários escolares.
  • Não mande bebês com pulseiras, anéis e presilhas pequenas nos cabelos. Este além de serem perdidos com frequência, ainda podem ser engolidos pelos bebês gerando sufocamento. E para as crianças maiores, se desejar que venham enfeitadas, que não seja uma pulseira ou anel de ouro e com apego sentimental. Pois se for perdido, em um parquinho com areia, a chance de encontrar são pequenas.
  • Só envie brinquedos ou objetos pessoais se for previamente combinado com o professor. E sempre escolha opções que, caso quebrem, não será uma perda grande. Pois crianças nem sempre são cuidadosas com objetos, e é impossível que o professor garanta a integridade do brinquedo.

Comunique-se da melhor forma com a escola e professores:

Em primeiro lugar, sempre que se precisar comunicar-se com os professores da criança, seja para dar recados, por dúvidas do que aconteceu no dia, reclamações ou qualquer outro motivo; recorde que há na sala de aula 10 a 30 crianças. Ou seja, se pergunte se é algo essencial, e principalmente, que será possível de ser realizado. Afinal, se mais de uma mãe pedisse o mesmo, seria algo possível? Se fosse outra mãe a pedir, você gostaria que seu filho ficasse esperando ou fosse excluído enquanto o pedido desta é acolhido?  Ou seja, sempre reflita antes, se é algo possível para ser feito no espaço coletivo.

Quando o recado for importante (alguma dúvida, horário de medicamento, informações sobre possíveis doenças a observar….), mesmo que fale com o professor no momento da entrada, escreva sempre na agenda. Isso ajudará o professor a não esquecer do recado se organizando melhor para atendê-lo.

Se há necessidade de uma conversa mais longa, sobre dúvidas de algo corrido no cotidiano, não o faça na porta no momento de entrada e saída. Pois isso faz com que o professor não possa dar atenção ás outras crianças e acidentes podem acontecer. Lembre-se que poderia ser seu filho a estar lá sem atenção do professor enquanto outra mãe fica vários minutos na porta questionando algo. Dessa maneira, marque reuniões com os professores para resolver questões mais urgentes, e aquelas dúvidas mais simples escreva na agenda.

Desse modo, preze sempre pelo bom senso. Prefira que os professores estejam presentes para seu filho(a) de modo integral ou invés de ocupados “paparicando” as mães e pais.

Sempre que discordar de algo, converse diretamente com os professores e direção. Para assim resolver o assunto mais rapidamente. E caso a escola não seja mais adequada para suas expectativas, não há nenhum problema em trocar a criança de local e procurar aquela que possa proporcionar a melhor experiência escolar para sua realidade.

Saiba como escolher uma ótima creche ou escola, Aqui.

Abraços, Shana Conzatti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *