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Chegou o momento de escolher a creche ou escola para nosso bebezinho, ou mesmo para a criança da pré-escola. É um momento importante que trás muitas dúvidas e angustia aos pais. Pois estamos entregando nosso bem mais precioso para terceiros cuidarem e educarem.

E nem sempre aquilo que realmente é indispensável na primeira infância, será ofertado. Por isso trago esse texto com dicas sobre aspectos reais que devemos analisar ao escolher uma escola. Como professora de Ed. Infantil e Consultora, já conheci a fundo a realidade de dúzias de creches. E garanto que muitas creches “vendem” apenas algo para brilhar os olhos dos pais e não de verdade uma preocupação com a formação daquele Serzinho em suas mãos. Desse modo, fique atento aos aspectos listados aqui para escolher a creche que for melhor adequada para sua família.

 

Como escolher a creche?

Uma primeira dica é  visitar as escolas com uma visão crítica, já com algumas informações desta em mãos. Não se deixe impressionar pela beleza do local, foque-se nos detalhes e principalmente nas ações das pessoas que te atendem e estão atendendo as crianças. Há muitos casos em que o mais caro não significa o melhor para o emocional do seu bebê.

Antes de ir visitar as escolas, pense o quê deseja para seu filho. Que tipo de educação você quer? Qual o tipo de escola? Por Exemplo, nesse primeiro momento será melhor uma escola perto de sua casa ou do seu trabalho? Como será a melhor logística para levar essa criança diariamente: um dos pais levará, terá que pegar Van escolar? Quando a criança ficar doente, como fará para ir buscá-la? Se a prioridade é uma escola em tempo integral ou só um turno? Qual seu limite financeiro para mensalidade e de gastos extras com a escola?

Esses pequenos detalhes práticos, por vezes, não são considerados ao escolher. Mas depois irão se tornar um transtorno, e acabamos nos obrigando a trocar nosso filho de local.

 

Como escolher a metodologia  na Ed. Infantil adequada para meu filho?

Tenha em mente que a Ed. Infantil é um momento para descobrir o mundo por meio de brincadeiras, experimentar novas sensações, aprender a se relacionar e ter um acolhimento emocional. Desse modo, preze isso ao invés de milhões de aulas extras ofertadas. Indiferente da metodologia, que de modo geral, acabam de mesclando em muitas escolas, o importante é analisar se as informações daquela creche (em seu site ou por informações de outras pessoas) respeita o desenvolvimento infantil.

Bebês e crianças pequenas, podem sim trazer atividades em folha para casa e aprenderem letras e números. No entanto, tenha o cuidado com locais em que a principal forma de aprender é através  de folhas ou mesmo atividades em cadernos. Essas podem encher os olhos dos pais que pensam que seus filhos estão aprendendo muito, contudo esse tipo de aprendizado exige habilidades que nem sempre são adequadas á idade. Além de tenderem a entediar as crianças que chegarão no Ensino Fundamental já sem vontades de estudar, o quê pode gerar grandes problemas emocionais e de aprendizado.

Escolha metodologias que o principal seja a experimentação de diferentes campos. Nos quais as crianças aprendam a interagir entre si e no mundo, que possam ter contato com descobertas, que usem materiais variados para se expressarem, e brincadeiras educativas estejam presentes no cotidiano.

Como a escola se apresenta?

Antes de ir á escola, confira suas redes sociais e/ou sites. Atualmente a maioria das escolinhas tem algum local que divulga sua missão e fotos das atividades realizadas. Aqui você pegará as informações básicas de como o local se organiza (e poderá analisar se os horários, estilos de alimentação, se os espaços físicos e alguns outros detalhes se adequam aos objetivos da sua família).

Mas um detalhe que sugiro analisar são as fotos postadas do cotidiano. São apenas fotos posadas (com as crianças sempre sentadinhas?) Ou fotos mais espontâneas mostrando algumas atividade realizadas? Desconfie quando todas as fotos são pousadas, e tudo parece muito organizado. Isso pode indicar que nem todas as propostas relatadas acontecem como dito.

Deixe-me explicar, há situações que eventos e atividades são feitas para mostrar aos pais, ou seja, a criança não colocou mesmo a “mão na massa”, não teve uma experiência significativa. Foi apenas algo colocado na mão da criança para parecer lindo. (Isso acontece mais do que se imagina, principalmente com locais que oferecem um montão de atividades super elaboradas para a idade como robótica, inglês…). Então tenha cuidado com esse aspecto.

 

Ao visitar a creche, preste atenção aos aspectos importantes:

O ambiente físico:

Visite primeiramente a escola sem a criança, para poder se ater aos detalhes. Enquanto está lhe é apresentada, analise se o quê é dito pela direção ou pessoa a te guiar se apresenta também no ambiente. Por exemplo, é dito que a escola preza pela criatividade da criança, mas não há desenhos ou atividades realizadas pelas crianças expostas.

Analise os cartazes expostos. Atividades que se mostram muito semelhantes e “perfeitinhas”, pode ter certeza que pouco a criança participou desta, e provavelmente foi feita de modo mecânico e por vezes até retocado pelo professor para ficar lindo na parede. Já aquelas atividades que cada uma se mostra com uma cor, um estilo e até não tão “lindos”, são produções em que geraram aprendizagens reais.

Observe se os espaços são alegre e também seguros: há portões para separar ambientes e evitar que crianças se machuquem? Os objetos da sala (mesa, cadeiras, brinquedos) estão ao alcance da criança? Os banheiros são adequados para a idade? O refeitório ou onde as crianças fazem a alimentação é seguro? Longe de acessos á cozinha?

Preste atenção se os brinquedos dentro da sala de aula, são variados e de preferência tenham alguns ao alcance das crianças. Salas de aula, nem sempre são tão organizadas, pois crianças brincam e bagunçam. Essa bagunça, quando não é demais, indica que é um local que é usado plenamente com as crianças. Veja se há parquinho, se tem acesso a areia, se é permitido que as crianças interajam com tinta e outros aspectos. Ou ficam apenas dentro de uma sala de aula cheia de cadeiras e mesas.

Questione onde a criança irá dormir e como isso é feito. É importante que seja um local arejado e que tenha um adulto sempre presente. E questione se tem um local para as crianças que não desejam dormir, pois você não quer que obriguem seu filho a ficar no escuro uma hora esperando os outros dormirem. Algumas creches tem uma salinha com brinquedos ou TV para aqueles que não dormem.

No caso de bebês, analise como são os berços. Se há espaço na sala para os bebês brincarem no chão, e almofadas ou brinquedos confortáveis que permitirão que esses bebês não fiquem o dia todo no berço ou cadeirinha.

 

Aspectos humanos:

Quantas crianças ou bebês tem por sala? Prefira creches com menos crianças por sala, pois mesmo que haja dois professores por turma, quanto mais criança em uma sala menos atenção será possível dar para cada criança e mais complicações podem acontecer. Então entre uma boa creche, em que tem 10 crianças por média em sala e outra, igualmente boa, com 25 crianças por sala; prefira a com 10 crianças.

Desconfie de creches em que há sala com crianças menores de 4 anos com apenas um professor. O aconselhável é ter um professor e um auxiliar, principalmente no caso de bebês. Desse modo seu filho será melhor atendido, já que crianças pequenas exigem muita atenção e cuidado.

Observe como os professores e crianças estão se relacionando. Se as crianças parecem felizes, se elas chegam perto do professor para conversar ou abraçar. Não é bom sinal, crianças muito caladas e sentadinhas.

Turmas com muitas idades misturadas, ou creches, em que os parquinho e espaços são usados ao mesmo tempo por idades variadas, são mais propensas a acidentes (como mordidas, batidas), e demonstrará mais dificuldade dos adultos darem conta das demandas dessas crianças. Pois cada faixa etária tem necessidades educacionais diferentes.

 

Aspectos do funcionamento diário:

É um local seguro? Como é feito para garantir a segurança da criança, e impedir que pessoas estranhas entrem na escola.

Como é o horário de funcionamento? Cada criança entra em uma horário ou tem hora certa para entrar e sair? Horários flexíveis podem ser importante para algumas famílias. Mas, visando a organização da sala de aula pode causar muitas dificuldades. Já que trazem ansiedades nas crianças que veem seus coleguinhas indo embora durante o dia e enquanto eles precisam ficar ali. Em outros casos, a entrada e saída é tão caótica que prejudica a realização de atividades educativas mais elaboradas e por isso é perdido em qualidade escolar.

Como é feito a comunicação entre escola e família? É apenas por agenda? Os pais tem acesso aos professores ou apenas a direção? É interessante que os pais possam conversar com os professores, mesmo que seja com hora marcada para tirar dúvidas, ou relatar alguma questão diretamente com este.

Saiba como melhor se comunicar com a escola, no nosso post. 

Quais atividades extras são ofertadas? (não é essencial para a escolha, mas podem enriquecer a aprendizagem). Essas atividades são pagas separadas? Todas as crianças participam? Podem ser atividades semanais como dia da leitura (irem pegar livrinhos para levar para casa), ou dia da pintura, oficinas de culinárias, ballet, natação….. Se tiver dúvidas sobre a segurança de alguma dessas atividades questione sobre.

Questione como é (de modo geral) a rotina da criança: O quê faz quando chega, quais os momentos de atividades, como é feita a alimentação, sono, se tem banho…. Para ter uma ideia real de como seu filho passará o dia. E principalmente, para analisar se a criança irá ter uma variedade de opções ou se fica o dia todo dentro de uma mesma sala de aula.

Como é o protocolo quando a criança se machuca ou está doente? Se chamam os pais? Se tem algum atendimento na escola ou próximo?

 

Aspectos particulares familiares:

Lembre-se de analisar se a creche cumpre aquelas questões essenciais para sua família. Por exemplo, seu filho tem alergia a alguma alimento, como é ofertado a alimentação nesse caso. Ou seu filho tem alguma necessidade especial (com laudo), como será feito essa inclusão e se sua criança terá o atendimento e compreensão necessária.

Prefira espaços nos quais essas organizações já estão funcionando. Muitas vezes, vejo pais que vão a justiça para garantir os direitos do seu filho naquela escola. Eles estão certos, contudo, quando o local é obrigado a mudar por uma imposição de fora, há muitas questões problemáticas que irão ocorrer, principalmente com a má vontade dos envolvidos. Desse modo, se for possível, já escolha um local previamente amigável as necessidades especiais de sua criança.

 

Para finalizar, reforço que a escolha da creche para nossos bebês e crianças é uma tarefa a ser feita com calma e sem medo de analisar várias opções. Mas principalmente, quando não conseguimos que todos os aspectos sejam abrangidos, o mais importante é que seja um local acolhedor que sua criança se sinta bem.

Caso não tenha muitas opções, preze pelo melhor atendimento emocional. Pois no fim, nessa idade é o que irá garantir que sua criança se desenvolva de modo saudável. A estimulação sensorial e educacional você pode complementar em casa (algumas apostilas com sugestões no nosso site de educação). Se a criança estiver feliz na creche, os pais também se sentem seguros e felizes.

Abraços, Shana Conzatti

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