Dicas para acelerar o trabalho de parto e ter um parto mais fácil!

Quando iniciam as contrações o trabalho de parto costuma ainda demorar algumas horas para se finalizar, quando a mulher se movimenta e faz determinados exercícios esse tempo tende a diminuir. Pois nossos músculos auxiliam no encaixe do bebê e na abertura pélvica, por esse motivo trago algumas dicas para acelerar o trabalho de parto.

Se os exercícios já foram iniciados durante a gravidez, isso é ainda melhor, pois você terá os músculos mais fortalecidos. Veja alguns dos exercícios a serem feitos ainda na gestação. Mas caso não tenha feito nenhum, investir em alguns no momento da porta já irá lhe ajudar.

 

Exercícios para acelerar o trabalho de parto normal:

1. Caminhar

A caminhada é um bom exercício durante a primeira fase do trabalho de parto, pois ajuda a aumentar o ritmo das contrações que a grávida vai sentindo, diminuindo a dor do trabalho de parto e o tempo que este pode demorar. Assim, a grávida pode caminhar no intervalo das contrações, respeitando os limites do corpo e parando para descansar quando surgem as contrações. Saiba como identificar as fases do trabalho de parto.

Além disso, caminhar durante o final da gravidez ajuda a aumentar o início espontâneo do trabalho de parto, diminuir a necessidade de indução do parto ou cesariana, e melhorar o escore de Bishop (escala utilizada pelos obstetras para avaliar a maturação do colo do útero e a probabilidade do parto vaginal quando é feita a indução do parto).

2. Dançar

Para facilitar a primeira fase do trabalho de parto, a grávida também pode dançar ou apenas rebolar, o que pode facilitar o parto, pois os movimentos da grávida promove o movimento do bebê na barriga, além de a ação da gravidade incentivar o bebê a descer, facilitando o parto normal.

3. Curvar para frente

Curvar para a frente pode ajudar a facilitar o trabalho de parto, pois ajuda a afastar os ossos pélvicos para acomodar a cabeça do bebê, facilitando sua passagem.

Para curvar para a frente, em pé afaste as pernas na largura do quadril, e com os braços esticados, apoiar-se em uma parede, cadeira ou corrimão, com a coluna alongada. Em seguida, pode-se dobrar levemente os joelhos e esticar os quadris para trás. Mover os quadris para um lado, respirando profundamente, e voltar à posição inicial expirando. Repetir o movimento do quadril para o outro lado. Pode-se fazer 10 repetições para cada lado.

4. Alongamento pélvico na bola

exercício durante o parto, melhores exercícios para o parto, alongamentos para dor de parto, como ter menos dor no parto, como acelerar o parto

Outro exercício a ser feito durante a primeira fase do trabalho de parto é o alongamento pélvico na bola de pilates, pois ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para a pelve, estimular a dilatação para o parto normal e estimular o bebê a descer, facilitando o trabalho de parto.

Pode ser feito no travesseiro, bola de pilates ou cadeira. Mantenha seus pés no chão e afaste as pernas, mantendo a coluna reta. Faça movimentos pélvicos para frente e para trás, repetindo isso vinte vezes. Esse exercício é considerado o maior aliado do parto normal, uma vez que estimula os movimentos necessários para o parto.

 

5. Pose da borboleta

exercício durante o parto, melhores exercícios para o parto, alongamentos para dor de parto, como ter menos dor no parto, como acelerar o parto

A pose da borboleta pode ser feita na primeira fase do trabalho de parto, pois ajuda a melhorar a flexibilidade da pelve e o fluxo sanguíneo para facilitar o parto.

Para fazer a pose da borboleta, deve-se sentar no chão, afastar os joelhos levemente para fora, girando os pés de forma a conseguir juntar as plantas dos pés. Segurar os tornozelos ou os pés, e tentar puxar os calcanhares o máximo que conseguir para perto do corpo. Manter essa posição por cerca de 10 segundos, relaxar e repetir 5 vezes.

 

6. Agachamento total

exercício durante o parto, melhores exercícios para o parto, alongamentos para dor de parto, como ter menos dor no parto, como acelerar o parto

Esse tipo de posição da Yoga ajuda no encaixe do bebê ao movermos os ossos do quadril. Agache até onde for possível, manta as pernas abertas, forçando os joelhos para fora com os cotovelos.

 

Dicas para facilitar o trabalho de parto

Além dos exercícios, existem algumas técnicas para facilitar o parto normal, como:

  • Controlar a respiração durante as contrações, enchendo o peito de ar e de seguida soltando o ar muito lentamente para ir acalmando o coração e as dores.
  • Urinar pelo menos 1 vez a cada hora, porque a bexiga cheia traz desconforto e dor;
  • Fazer refeições leves caso a grávida sinta fome, como comer fruta, ou barrinha de cereal, para evitar ter náuseas e vômitos durante o trabalho de parto;
  • Beber muita água, para se manter hidratada;
  • Escolher uma posição corporal que permita aliviar a dor durante as contrações, como posição de 4 apoios ou sentar no chão com as pernas abertas.
  • Banho quente: Deixe a água morna fluir pelas costas durante as contrações ameniza as dores e relaxa os músculos das costas. O mesmo serve para bolsas de água quente na lombar.

Confira mais dicas e informações sobre o parto em nosso posts.  Algo que ajuda também é não se concentrar na dor, e sim pense que cada vez que ocorre uma contração é uma dor a menos e que mais perto você está de finalizar o processo e poder segurar seu bebê no colo.

Que todas tenham um parto normal o mais agradável possível.

Abraços, Shana Conzatti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *