Agora é a reta final! O último trimestre pode parecer mais longo, pois costuma ser ainda mais cheio de expectativas para as futuras mamãe. Além já estarmos nos sentindo pesadas e um tanto desconfortáveis, ao mesmo tempo que lindas com aquele barrigão. Este é o trimestre para organizar o chá do bebê, finalizar o enxoval e lavar as roupinhas (saiba a importância no post). Ou seja aquele momento para finalizar planejamentos de quarto, arrumações da casa e deixar a mala maternidade prontinha. E principalmente conversar com seu médico sobre como será o parto.
Os últimos três meses compreendem as semanas 28 até 40 ou 42 da gestação, conforme a particularidade de cada duplinha. E vamos ver essas semanas mais em detalhe:
Sétimo mês de gravidez:
Este período corresponde às semanas 28 a 31, e marca o início do terceiro trimestre da gestação. Ao final do 7º mês, o bebê mede cerca de 40,3 centímetros e pesa cerca de 1,7 Kg.
Mudanças na mulher: nessa fase a mulher pode sentir dor nas costas e dor pélvica, devido à mudança na curvatura do corpo e afrouxamento das articulações para preparar o corpo para o parto. Se você não iniciou seus exercícios para fortalecer essa musculatura, agora é o momento chave para isso (Sugestão de exercícios simples).
Nesta etapa de gestação, é bem comum que seus seios comecem a vazar colostro o que, no entanto, não é uma regra. Na maioria das mulheres o colostro só se apresenta após o parto. A azia, a indigestão e a prisão de ventre podem ser sintomas bem incômodos nessa fase, que ocorrem por causa do aparelho gastrointestinal funcionamento mais lentamente que o normal.
Comer devagar, sem ingerir muito líquido junto e mastigar bem os alimentos é algo que pode ajudar a contornar esses desconfortos, além de uma boa seleção do que se coloca no prato. Alimentos e bebidas geladas também ajudam a suavizar a queimação e a irritação da azia.
Mudanças no bebê: nesta fase, a cabeça do bebê já está maior e o cérebro continua seu desenvolvimento e expandindo e, por isso, as necessidades nutricionais do bebê estão cada vez maiores. O bebê se mexe com mais vivacidade, reconhece a voz da mãe e reage aos sons e luz.
28ª semana de gestação:
O bebê pode medir 37,6 centímetros e a pesar cerca de 1,005 kg. Este já percebe luzes pela pele da barriga da mamãe. Desse modo sabe quando é dia e quando é noite ou quando está em algum lugar mais iluminado. A 28 semana de gravidez é marcada pelo estabelecimento do sono do bebê, que já passa grande parte do tempo dormindo e acorda quando deseja, mantendo uma rotina de sono.
Sua pele está menos enrugada do que antes, pois já possui bastante gordura para dar uma aparência mais saudável e mais fofinha. Bebê prematuros nascidos nessa semana, possuem grandes chances de sobreviver. Devem, no entanto, ficar internados até que o pulmão amadureça e consiga trabalhar normalmente, assim como atinjam um peso adequado.
Com 28 semanas é muito comum o ginecologista solicitar alguns exames de sangue para verificar como está sua saúde, principalmente o exame de diabetes gestacional. Já as gestantes com fator sanguíneo RH negativo precisarão tomar em breve a vacina, para garantir a proteção na hora do parto.
29ª semana de gestação:
O bebê chega a medir nesta semana algo em torno de 38,6 cm e pesar cerca de 1,153 kg. O bebê já começa a se posicionar para o nascimento, e é comum sentir ele virando de cabeça para baixo neste período, além de movimentar ativamente sendo possível sentir seus pés, mãos, braços e cotovelos, inclusive, causando certo incômodo para a mamãe.
Os ossos estão cada vez mais rígidos e firmes e a ingestão de cálcio pela mamãe continua sendo muito importante para seu desenvolvimento. Nessa fase da 29 semana de gravidez, o consumo de vitaminas como ferro, ácido fólico, cálcio e vitamina C é essencial para auxiliar no correto desenvolvimento do bebê.
Seus órgãos, assim como cada sentido do seu corpo, está se desenvolvendo e fica cada vez mais maduro para sobreviver após o nascimento. Com 29 semanas de gestação, a função do pulmão começa a ficar ativa e ele vai aprendendo a controlar a respiração. Além disso, seu corpo já consegue manter sozinho uma temperatura adequada.
30ª semana de gestação:
Com 30 semanas de gestação, seu bebê pode pesar agora cerca de 1,500.
O desenvolvimento do bebê está marcado pela evolução de sua sensibilidade ocular. Agora já é possível que ele responda aos estímulos de luzes jogadas sobre a barriga e diferencie a iluminação quando clara ou escura. Seu corpo e membros que já estão totalmente formados, desenvolvidos e bem gordinhos. Agora possuem unhas nos pés.
Nesta etapa o bebê está dividindo espaço com cerca de 1 litro de líquido amniótico, esse irá reduzir naturalmente, acompanhando o crescimento do bebê. É possível que sinta os movimentos ficarem mais lentos, mas não se preocupe, é normal. Isso é devido ao pouco espaço que o bebê passa a ter com seu crescimento.
31ª semana de gestação:
O bebê pesa cerca de 1,502 kg e mede 41,1 cm e está com o espaço limitado dentro do útero. Cada vez mais apertado, os movimentos do bebê tendem a diminuir e se tornarem mais incômodos para a mamãe.
Com braços e pernas mais longos, está mais proporcional ao tronco e cabeça do feto. Se for feito um ultrassom nessa fase, será bem possível que veja o bebê dormindo.
Nesta etapa da 31ª semana de gravidez, está mais “esperto” e já responde a estímulos externos, como a voz dos papais e carícias na barriga. Isso se torna uma grande alegria e vira a sensação dos familiares ao ver o bebê se mover quando chamado. Nas 31 semanas de gravidez, seus pulmões estão quase prontos e a produção de surfactante começa a ocorrer. Essa substância impede que a parede dos alvéolos se una e cole, dificultando a respiração.
Oitavo mês de gravidez:
O 8º mês de gravidez, corresponde às semanas 32 a 35 da gestação. Ao final do mês o bebê medirá cerca de 45,5 centímetros e pesa cerca de 2,5 Kg.
Mudanças na mulher: Para a mulher, esta fase pode ser desconfortável pois as pernas ficam mais inchadas e as varizes podem aparecer ou piorar e, por isso, caminhar 20 minutos pela manhã e manter-se mais em repouso durante o dia pode ajudar. Algumas contrações de treinamento se iniciam, as famosas contrações de Braxton Hicks, onde a barriga endurece, mas não há dor intensa. É apenas o útero se preparando para o parto em si e é perfeitamente normal e muito mais comum do que se imagina.
Seu umbigo estará cada vez mais saliente e pode ser percebido inclusive através das roupas. Mas não se assuste, pois ele retornará ao formato anterior logo após o nascimento do bebê. É uma questão de dias.
Nesta reta final, é possível você estar engordando até meio quilo por semana e isso corresponde ao ganho de peso do bebê, veja o quanto de peso a grávida pode aumentar na gravidez.
Mudanças no bebê: nesta fase os pulmões do bebê já estão mais desenvolvidos, embora continuem a amadurecer até o final da gestação. No entanto, já produzem o surfactante pulmonar. Nesta fase, já começa a movimentar a cabeça de um lado para outro, o sistema digestivo já está devidamente formado, os ossos tornam-se cada vez mais fortes.
32ª semana de gestação:
O bebê mede cerca de 42,4 cm e pesa algo em torno de 1700 gramas. Ele já fica de olhos abertos e se move em direção à luz, consegue piscar os olhos normalmente e identificar vozes e sons do lado externo da barriga, seu contato direto com o mundo aqui fora. O cérebro já está visivelmente bem formado e seus ossos rígidos como devem ser.
Se seu bebezinho é um menino, com 32 semanas seus pequenos testículos já desceram ou estão prestes a descer até o saco escrotal. Mas também existem casos em que o bebê nasce e um dos testículos ainda não se posicionou adequadamente, o que não é motivo para preocupação. Em pouco tempo ele irá para o local correto!
Se o bebê nascer com 32 semanas, tem grandes chances de sobreviver sem ajuda de aparelhos para respirar, porém a vida dentro do útero ainda é muito importante nessa fase para que ele ganhe peso e seu sistema respiratório esteja amadurecido o suficiente na hora de respirar.
33ª semana de gestação:
O bebê mede 43,7 centímetros e algo em torno de 1,918 kg. O sistema auditivo já está completamente formado. Se está na 33 semana de gravidez e grávida de gêmeos fique alerta, o dia do nascimento pode estar bem próximo!
A quantidade de líquido amniótico que envolve o bebê está diminuindo e chegando ao seu limite.
34ª semana de gestação:
O vérnix, que é a gordura branca que recobre o corpo dos bebês quando nascem, começa a diminuir nesse estágio da gestação. Os cabelos estão maiores e em alguns casos, com muita sorte podem ser vistos no ultrassom.
Seus olhos ainda não possuem a cor definida, já que a pigmentação da íris só se completará algumas semanas após o nascimento. O sistema nervoso do bebê está totalmente formado, assim como seu sistema imunológico. Seus pulmões já estão praticamente desenvolvidos.
35ª semana de gestação:
Seu desenvolvimento fetal está completo, o bebê mexe muito e a vitalidade do desenvolvimento fetal é impressionante. Os movimentos vigorosos podem surpreender nessa fase. As famosas ondulações fazem com que a gravidez seja ainda mais impressionante.
Agora o bebê ganha cerca de 30 gramas por dia, e o acúmulo de gordura é necessário para que o bebê ganhe peso adequadamente. O bebê com 35 semanas de gravidez chega a medir em torno de 46,2 centímetros e a pesar 2,383 kg.
Nono mês de gravidez:
O 9º mês de gravidez, corresponde às semanas 36 a 40 semanas, mas pode se estender até às 42 semanas. Ao final da 40ª semana de gravidez, o bebê mede cerca de 51,2 centímetros e pesa cerca de 3,5 Kg e o nascimento é considerado um parto a termo. Se o trabalho de parto não iniciar espontaneamente até as 41 semanas e 3 dias, é possível que o obstetra opte pela indução do parto, que consiste em administrar ocitocina na corrente sanguínea da mãe, no hospital, para estimular as contrações uterinas, ou realizar a cesariana. (veja sobre as fases do parto natural)
Mudanças na mãe: Nas 36 semanas de gestação as consultas já são semanais e qualquer queixa de dor e sangramento deve ser comunicada. Sua respiração está melhorando, já que o bebê conforme vai encaixando vai saindo das áreas incômodas das costelas. Então, a falta de ar dará uma trégua. Já por outro lado, as visitas ao banheiro irão aumentar já que o bebê estará pressionando ainda mais a bexiga.
Mudanças no bebê: nesta fase da gestação, o bebê continua crescendo e ganhando peso, a pele se encontra mais fina e lisa e o lanugo (penugem que envolve o bebê) começa a desaparecer.
36ª semana de gestação:
O bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg. Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro. É provável que seu bebezinho já esteja na posição “certa” para nascer. Mas se ainda não está, pode ser que aconteça até o dia do parto. Caso esteja sentado, é possível a indicação de uma cesariana, já que são poucos os médicos que fazem o parto normal com o bebê nesta posição.
Sua pele já contém gordura suficiente para suportar a temperatura após o nascimento. Seus cabelos, sobrancelhas e cílios já estão no local exato e bem evidentes. Alguns bebês podem nascer sem cabelo algum, e não é problema estes irão se formando com o tempo.
Os pulmões já funcionam normalmente e seus rins conseguem produzir em média 600 ml de urina, que é liberada diretamente no líquido amniótico. Seus olhos abrem e fecham e ele pisca sem parar quando está acordado, porém passa grande parte do seu tempo dormindo. Seu desenvolvimento está na reta final e agora o foco é o amadurecimento dos pulmões, que devem funcionar como esperado após o nascimento.
37ª semana de gestação:
O bebe pode medir cerca de 48 cm e pesar algo em torno de 2,8 kg. Nessa semana já é exatamente o recém-nascido que nascerá! A única diferença é o peso. Quanto mais ele ficar dentro do útero, mais ganhará. Seus pulmões estão bem formados e ele já consegue treinar a respiração com ajuda do líquido amniótico. Nascendo nesta semana, todos seus órgãos já funcionarão como previsto, sem maiores problemas, porém não se apresse! Deixe ele dizer a hora que tudo deve acontecer.
Dentro do útero, o bebê com 37 semanas de gravidez costuma seguir uma rotina, como aqui fora depois de nascido. Dorme muito diversas vezes ao dia, boceja, acorda e volta a dormir novamente. Entre as sonecas, brinca e se movimenta com dificuldade agora pela falta de espaço, mas se mexe tentando se acomodar da maneira mais confortável.
38ª semana de gestação:
Seu bebê mede nesta 38 semana algo em torno de 49,8 cm e pesa em média 3 kg. O bebê ainda possui aquela camada de gordura que cobre todo seu corpinho mas que agora começa a diminuir. Provavelmente, porém, ele ainda vai nascer com vestígios dela, mas bem menos em comparação ao que tinha anteriormente.
Os movimentos do bebê estão cada vez menos frequentes e mais limitados devido ao seu tamanho dentro do útero, mas ainda é normal você senti-lo se mexer em torno de 10 vezes ao longo do dia. Se ficar muito tempo sem senti-lo, procure por seu medico para uma verificação e um cardiotoco, que analisará os batimentos cardíacos do bebê.
39ª e 40° semanas de gestação:
Nesta fase ele apenas ganha peso e pode chegar a 4,0 kg e medir cerca de 50 cm. Movimenta-se menos e quando se movimenta a mamãe sente muito intensamente, marcando bruscamente a barriga. Caso fique um longo período sem senti-lo, recomendamos procurar seu médico para fazer o cardiotoco.
Agora na reta final, com 39 semanas, seu bebê pode dar sinal de que está pronto e o trabalho de parto se iniciar a qualquer momento. Mesmo já estando pronto para nascer, seu bebê pode ficar dentro do útero até a 41 semana de gestação.
Desejo um ótimo parto para você, e que logo tenha seu bebezinho nos braços.
Algumas informações sobre o parto natural, aqui.
Abraços, Shana Conzatti
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.