A preocupação das mães sobre a forma correta de o bebê dormir é legítima, pois muitos ouvimos sobre a morte súbita no berço e outros acidentes. Além claro, de toda a gente ter uma opinião sobre se o bebê pode ou não dormir no quarto dos pais ou na mesma cama. Desse modo trago algumas informações retiradas das associações de pediatras para ajudá-las a decidir como será o momento de sono do seu bebê.
Qual a forma mais segura de o bebê dormir até 1 ano?
A forma mais segura é colocar o bebê para dormir de barriga para cima coberto com apenas um lençol. Evite no berço cobertores pesados, bichinhos de pelúcia, travesseiros e protetores de berço para desse modo diminuir o risco de sufocamento.
Confesso que fiquei cética sobre essa prática, pois antigamente se dizia para colocar o bebê de lado. No entanto ao fazer um curso de primeiros socorros, compreendi que o risco é mesmo menor quando a criança está de barriga pra cima, pois ela tem o reflexo de virar o rosto ao vomitar. Mas se estiver de lado pode aspirar o vômito.
Desse modo quando o bebê dorme de barriga para cima suas vias aéreas estão liberadas facilitando sua respiração e um sono mais tranquilo. Mesmo bebês com refluxo ou malformações de vias aéreas devem dormir desse modo. Nesses casos coloque um travesseiro ou almofada abaixo do colchão para que este fique com uma leve inclinação, sem o risco do travesseiro ser puxado pelo bebê.
Caso, durante as sonecas do dia, o bebê durma em carrinhos, bebê conforto e outros deixe-o em local que seja constantemente observado para evitar riscos de quedas.
Para as crianças que usam chupetas não use aquelas cordinhas para prender o bico no momento do sono. A chupeta deve ser adequada as normas de segurança, para não serem engolidas. Mas de modo geral são consideradas seguras para o momento do sono.
Confira algumas dicas como o bebê deve dormir no inverno para ficar quentinho com segurança.
Qual o melhor lugar para o bebê dormir?
A escolha se o bebê irá dormir em seu quartinho, no seu berço no quarto dos pais ou mesmo compartilhará a cama destes deve ser feita por cada família. Tendo em vista suas necessidades e realidade. Pois nos três modos há formas de fazê-lo de modo seguro para o bebê.
Contudo o quê mais é indicado pelos pediatras e associações de saúde é que o recém-nascido deve dormir no quarto dos pais no mínimo até seis meses de idade e, se possível, até um ano. Isso para diminuir os riscos de morte relacionados ao período de sono, como a síndrome da morte súbita do lactente (a principal causa). Pois os pais estando por perto conseguem ouvir e reagir com mais rapidez caso o bebê se afogue ou tenha alguma alteração.
E uma prática que antes era condenada como o dormir na cama dos pais, muitos pediatras concordam que há vantagens tanto para a mãe como para o bebê com essa prática. Mas só deve ser feita quando todos os itens de segurança forem atingidos. Já que dormir na mesma cama tem um risco aumentado de sufocamento.
Como fazer a cama compartilhada com o bebê de modo seguro?
- A cama deve ser firme, lisa e plana. Pois a movimentação de um recém-nascido é bem limitada, então, o colchão precisa ser bem firme e os lençóis bem ajustados.
- A maneira mais segura é encostar sua cama na parede. Para assim, o bebê ficar posicionado entre a mãe e a parede e evitar quedas.
- Ou então coloque o bebê entre os dois pais, mas só se ambos estiverem conscientes da presença do bebê e nenhum tenha o sono muito pesado ou use medicamentos para dormir.
- Precisa ser uma cama espaçosa para que não haja risco de o bebê ser pressionado contra a parede ou de ficar preso.
- Cabelos muito longos devem ser amarrados para evitar que fiquem presos em volta do pescoço da criança ou sejam engolidos.
- Não se recomenda a prática da cama compartilhada com pessoas obesas. Pois elas não percebem da mesma forma a situação física do bebê e podem causar um afundamento no colchão, sendo perigoso para a criança.
- Não é aconselhável compartilhar a cama com irmãos menores e animais de estimação. Já que estes não estão cientes da presença do bebê, e poderão pisá-los ou rolar sobre.
- Um modo seguro de compartilhar a cama com o bebê é isolá-lo em um moisés ou mesmo em um ninho feito com o lençol, desse modo evita que o bebê saia da posição inicial. Além de facilitar a percepção da mãe caso role para perto do bebê.
Algumas vantagens da cama compartilhada são o aconchego e a facilitação no momento da amamentação. Contudo nas desvantagens estão o risco de sufocamento e ser difícil ao bebê sair da cama dos pais quando estiver maior. Desse modo cada família deve fazer uma análise do que é melhor para si.
Uma alternativa interessante, que é basicamente ter uma cama compartilhada, é colocar os mini berços colados a cama. Ou mesmo o próprio berço com a lateral abaixada, mas tenha o cuidado de prender o berço para este não deslizar e deixar um vão em que o bebê possa cair.
Confira como ajudar seu bebê a ter uma rotina de sono e dormir melhor, no post.
Espero ter ajudado na sua decisão de como será o sono de seu bebê.
Abraços, Shana Conzatti.
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.