O momento do parto é algo ansiado por todas as mamães, pois finalmente você poderá conhecer o seu amado bebê. Ao mesmo tempo é um período de muito medo e dúvida, pois ouvimos muitas histórias e informações. Mas se você tiver o conhecimento das fases do parto e o quê esperar de cada uma dela esse processo se torna mais tranquilo.
Aqui trarei um resumo sobre cada fase do trabalho do parto natural, algumas particularidades podem acontecer quanto ao tempo de duração e desenvolvimento. Contudo é esperado que toda a gestante passe pelas três fases. A primeira fase pode demorar dias. Já a segunda etapa algumas horas e a terceira apenas minutos.
Se antes de iniciar o trabalho do parto ou durante este você perder o tampão mucoso, houver a ruptura da bolsa ou hemorragia vaginal ligue para o médico e vá diretamente para maternidade.
As fases do parto natural:
1º Etapa do trabalho de parto: Contração e Dilatação
É nesse momento que as contrações mais leves e distantes se inicia, sendo a fase mais longa quando o colo do útero vai dilatando até os famosos 10cm. Pode iniciar com contrações curtas (10 a 30 segundos de duração) com intervalos cada vez menores, podendo começar com 1 a 2 contrações em um dia inteiro e chegando ao ápice com contrações de 90 segundos com intervalos de 3 a 4 minutos entre cada contração.
Por ser a fase mais longa ela é dividida em 3 fases diferentes:
Fase 1: Latente, Pré-trabalho de parto, Inicial ou Pródomos (são vários os nomes)
Caracteriza-se pelo útero começar a se contrair em intervalos mais regulares, diferente das contrações Braxton Hicks que eram irregulares e quase sem dor (apesar de causar desconforto) que podem ocorrer até semanas antes do parto. Essa fase pode levar algumas horas ou mesmo dias.
Nessa fase é recomendado que a gestante permaneça em casa, se alimente, tome banho relaxante e se hidrate. Uma dica para passar por essa fase mais rápido é movimentar-se sem exagero (como caminhar, dançar, ou fazer alguns movimentos de relaxamento). Avise o médio e vá acompanhando as instruções. Se perceber algo diferente como o bebê se agitar muito passe no hospital, maternidade ou no médico para confirmar se está tudo bem.
Nesse momento o útero além de se preparar para o parto está também movendo o bebê para a posição adequada. Alguns bebê já podem estar “encaixados” como se diz, outros serão alocados nesse momento, assim como as demais características:
- Dilatar o colo do útero até 4cm;
- Apesar de doloridas, algumas mulheres passam por esta fase sem muita dor e só percebem que entraram em trabalho de parto na segunda fase;
- A mulher consegue conversar, se alimentar e hidratar entre as contrações;
- Acontece a perda do tampão mucoso;
- Quanto mais dilatado está o colo do útero, mais dolorosa é a contração.
Fase 2: Trabalho de parto ativo
Inicia após a dilatação de 4cm do colo do útero, as contrações ficam mais dolorosas (fortes) e os intervalos menores. Neste momento, para quem mora longe da maternidade, já comece a se locomover para esta. Para quem mora perto pode monitoras as contrações até que estejam de 5 em 5 minutos. Mas mantenha o contato com o médio para este ir lhe orientando.
É uma fase em que as contrações chegam a durar entre 60 e 90 segundos e com intervalos de 3 a 4 minutos entre cada contração. Apesar de nessa fase a dilatação ser mais acelerada, o trabalho de parto ainda pode levar algumas horas para chegar a uma dilatação completa (10cm).
Quanto mais dilatado está o colo do útero, mais dolorosa é a contração, mas indica que o parto está mais próximo. As contrações são mais doloridas e a mulher não consegue mais conversar, fica mais voltada ao seu corpo. Se a mulher desejar pode se movimentar (caminhar lentamente).
Fase 3: Transição
É uma etapa que antecede o nascimento do bebê e o colo do útero já está com sua dilatação máxima (10cm).
Apesar de curta, é uma fase muito dolorida em que a mulher não consegue mais interagir, um momento em que começa a mudança do tipo de contração para a expulsão. As contrações duram cerca de 90 segundos, com um intervalo mais longo de 5 a 15 minutos.
2º Etapa do trabalho de parto: Expulsão
É a etapa do nascimento do bebê. As contrações são sentidas de uma forma diferente, seguidas de uma necessidade incontrolável de fazer força. Posicione-se do modo mais adequado e confortável para você (converse com seu médico antes para saber as possibilidades).
A cada contração o bebê desce mais. E em conjunto com a enfermeira ou médico você fará a força para empurrar o bebê quando a contração vem. E rapidinho o bebê está em seus braços.
3º Etapa do trabalho de parto: Expulsão da Placenta
Esta é a última fase do trabalho de parto e acontece entre 5 a 30 minutos da expulsão do bebê.
Uma nova etapa de contrações começam a acontecer e, então, a placenta é expelida. Em alguns casos os médico puxam a placenta, ajudando nesse processo.
O momento do parto pode ser doloroso e difícil para muitas mulheres, mas se você manter a calma e souber pelo quê está passando este será mais tranquilo. Uma dica especial é pensar que a cada contração (dor) você está mais perto de conhecer seu filho(a). Pense na contração como “menos uma”, e assim vai passando pelo processo.
Outras formas de se preparar para esse momento além da informação das fases é treinar exercícios, relaxamentos e pensamentos que possam ir te ajudando no processo, para isso pesquise vídeos de fisioterapeutas de parto, professores de yoga e doulas e outros profissionais que possam te ajudar.
Confira também se não esqueceu nada importante a ser levado para a o hospital, em nosso post.
Desejo para você um ótimo parto.
Abraços, Shana Conzatti.
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.