Após conhecermos alguns mitos e verdades sobre a amamentação trago dicas para que as mamães tenham uma boa amamentação, ou seja uma amamentação sem dor e tranquila. Pois ninguém deveria glamorizar o sofrimento materno.
Se você está sentindo dor e desconforto ao amamentar será preciso modificar sua prática, normalmente a dor esta relacionada a pega e posição errada do bebê. Compartilho com você as dicas que acumulei nesses anos com especialistas e relatos de mamães. Espero que estas lhe ajudem.
Como amamentar sem dor? Dicas para boa amamentação!
1) Posição correta do bebê para amamentação:
Escolha a posição que for mais confortável para a mãe, com o tempo você irá perceber qual seu bebê se sente melhor e vão a ajustando. Ou seja pode ser os dois deitados na cama lado a lado, ou com o bebê deitado sobre sua barriga. Ou mesmo com o bebê sentado sobre suas pernas ou na posição clássica da mãe sentada e o bebê em seu colo.
Os pontos importantes a se observar nessas posições, e que sem estas seu bebê provavelmente fará a pega errada e irá lhe machucar são:
- A barriga e peito do bebê devem estar encostados na barriga da mãe (um de frente para o outro)
- A cabeça do bebê levemente inclinada para trás, não permita que o nariz do bebê se enterre na mama.
- A boca do bebê deve estar ao centro de sua mama, e mão de modo que possa puxá-la mais para direita ou esquerda. Caso isso ocorra escorregue o bebê o ajeitando, trazendo-o mais para o meio de seu braço e mais longe do seu cotovelo.
Uma importante dica para amamentar quando a mãe esta sentada é usar um travesseiro ou almofada abaixo, assim pode-se apoiar o bebê evitando dores nas costas da mãe ou por ela ir se cansando relaxar o braço e fazer o bebê deslizar causando assim uma posição incorreta e possível dor. Escolha um travesseiro ou almofada alta.
2) Pega correta do bebê no seio para uma amamentação sem dor:
O bebê deve estar com a boca bem aberta, abocanhando a auréola e não apenas o bico do seio. Para que o bico do seio se posicione corretamente no palato do bebê e não seja mordido é preferencial que ele inicie a pega vindo da posição abaixo do bico em direção a parte de cima. Além de estar com os lábios para fora como uma boquinha de peixe, mais posicionado na parte baixa da auréola do que totalmente centralizado.
Para iniciar a pega correta passe o mamilo no lábio inferior do bebê o estimulando a abrir a boca. Ele terá o reflexo de vir em direção ao seio, espere quando ele abrir bem a boca para levar o seio mais perto do bebê. Assim deixando que ele faça o movimento de se encaixar sem forçar. Desse modo o bebê consegue posicionar melhor a língua e os lábios.
E lembre-se não é certo sentir dor, então se a dor persistir peça ajuda para algum profissional (nos hospitais costuma ter as enfermeiras da maternidade que podem ajudar).
3) Alivie desconfortos do bebê após a mamada: Coloque o bebê para arrotar!
Essa última dica visa o bem-estar do bebê e também o da mãe, pois um bebê sem cólicas é uma mãe mais calma. Colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada ajuda este a eliminar o ar engolido durante a amamentação, que teria que passar por todo o sistema digestivo e virar pum. Mas até isso acontecer, seu filho pode ter muito incômodo, dores, cólicas e choro. E aí, quando ele chora, entra mais ar para a barriga e começa tudo de novo!
Por isso, mesmo quando estamos cansadas de madrugada e loucas para voltar a dormir não deixe de colocar seu bebê para arrotar. Não irá eliminar 100% das cólicas, mas diminuirá bastante a ocorrência.
Quais os benefícios da amamentação para mãe e bebê?
Para a mamãe:
- Previne contra o câncer de mama, de útero e ovários;
- Diminui as chances de depressão pós-parto;
- Diminui as chances de doenças como hipertensão; obesidade;
Para o bebê:
- Diminui riscos de alergias, hipertensão, colesterol alto, obesidade, diabetes, diarreia, infecções respiratórias e mortalidade infantil;
- Promove um melhor desenvolvimento da cavidade bucal – auxiliando na introdução de novos alimentos e na fala;
- Contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança;
- Ajuda o bebê a dormir, pois o movimento de sucção, o contato com a temperatura da pele da mãe, o barulho do nosso coração, tudo isso deixa o bebê mais tranquilo e facilita o seu relaxamento e descanso. Quando o recém-nascido está agitado e parece que não vai querer dormir, dê de mamar.
- Também acalma o bebê, aliviando dores e ansiedades, pelos motivos citados a cima.
Além dos benefícios práticos e relacionados a saúde física da mãe e do bebê, o momento de amamentação estimula a formação de adultos saudáveis ao fortalecer vínculos mãe e bebê, trazendo sensação de segurança para o bebê.
Caso tenha mais dúvidas sobre amamentação e deseje uma ajuda mais personalizada confira esse ótimo curso (com especialista e valor acessível), que irá lhe ajude completamente nesse momento:
Aproveite e veja os mitos e verdades sobre amamentação nos nossos posts. Desejo uma amamentação mais tranquila para você.
Abraços, Shana Conzatti
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.