como evitar dor na amamentação, seio rachado, fissura no seio, amamentação correta,

Como evitar as rachaduras e dor na amamentação?

Quando as mulheres pensam se irão ou não amamentar seus bebês, muitas querem desistir ao ouvir que esse processo lhes causarão rachaduras e dores nos seios. Mas a verdade é que amamentar não deveria causar sofrimento e sim ser um momento de criação de vínculo entre mãe e bebê, além de proporcionar mais saúde para o pequeno.

São muitos os medos que assolam as mães prestes a amamentar, por isso trago algumas dicas importantes e simples para evitar as rachaduras e dor na amamentação.

 

Preparação na gestação para evitar rachaduras e fissuras posteriores nos seios:

1) Banhos de sol ou de luz

O sol diretamente nos seios ou o banho de luz são importantes no últimos três meses de gestação, pois a pele do bico do seio, justamente por nunca ser exposta ao sol, é mais fina e sensível. Passando por essa exposição ela tende a se tornar mais resistente, além de aumentar sua vitamina D no sangue que tem efeitos positivos na sua imunidade e efeitos cicatrizantes.

  • Banho de luz: utilizar uma lâmpada de 40 a 60 watts quente e não de led a uma distância de 15 cm do seio, por um período de 15 minutos em cada seio, todos os dias, por pelo menos 3 meses durante a gestação.
  • Banho de Sol: exponha os seios ao sol. O ideal é que isso seja feito antes das 10h da manhã e após as 16h, pelo período de 30 minutos por dia.

Mas se perceber que seus seios ficaram mais sensíveis ou começam a apresentar cor vermelha, diminua a intensidade e tempo de exposição.

2) Não use buchas no bico do peito e evite puxá-los com força:

É contra indicado o uso de buchas para esfregar o bico do peito ou, então, a prática de puxá-lo para ficar mais resistente.  Isso pode, inclusive, machucar a região e prejudicar a amamentação. Você, pode sim, massageá-los com delicadeza.

3) Não use cremes e pomadas:

Cremes e pomadas para preparar o seio não são indicados, justamente, porque eles tendem a deixar a pele do bico e da aréola ainda mais fina e delicada, o que pode piorar o problema das rachaduras e fissuras. Prefira uma hidratação com óleos naturais contendo vitamina E e colágeno.

4) Conchas de amamentação ou bicos de silicones:

A concha de amamentação é um acessório para ajudar a formar o bico do peito, no caso de seios que tem bico invertido ou muito pequeno. Entretanto, ela não serve para evitar rachaduras ou fissuras. Para esse tipo de problema, elas podem, inclusive, piorar as coisas, pois a concha torna o ambiente em volta do bico do peito mais úmido e abafado e isso pode deixar a pele mais sensível.

 

Como evitar e tratar rachaduras e fissuras durante a amamentação:

1) Tenha o cuidado com a higiene:

O bico do peito e a aréola, durante a amamentação, devem ser lavados apenas com água, sem esfrega-los com bucha ou toalha. Isso porque, nesse período, é produzida uma lubrificação natural, vinda das glândulas de Montgomery, localizada nas aréolas, e essa lubrificação ajuda muito na proteção da área.

Desse modo se lavar com força, essa lubrificação acaba saindo e aí a área fica mais desprotegida e as fissuras e rachaduras tendem a aparecer ou aumentar.

2) Use o próprio leite materno:

Um dos mais eficientes “segredos” para proteger e tratar o bico e a aréola do peito é o uso do leite materno. Isso mesmo, antes e após amamentar, pressione um pouco o bico (com delicadeza) para sair um pouco de leite e passe-o sobre o bico e a auréola. O leite materno é um excelente cicatrizante natural.

3) Pomadas à base de lanolina:

Se apenas o uso do leite materno não está sendo suficiente, opte por usar pomadas e cremes à base de lanolina. Pois além de proteger e tratar a pele não apresenta risco para o bebê (a pomada não precisa ser removida na hora de mamar). O ideal é aplicar uma pequena quantidade antes da amamentação para ser absorvida pela pele.

4) Uso de sutiãs adequados:

Opte por sutiãs de algodão e fibras naturais, que sejam macios. Evite sutiãs com rendas que toque diretamente os mamilos. Além de prestar atenção ao tamanho adequado aos seios (que ficam maiores durante a gestação). Essas medidas ajudam a manter os seios protegidos e a evitar rachaduras e fissuras.

5) Pode-se usar rolinhos de fralda ou almofadinhas para as auréolas:

Corte pedaços de fralda fazendo pequenos rolinhos com ele, e coloque esses rolinhos em volta do bico do peito. Arrume de modo a deixar o centro aberto (como se fosse uma rosquinha com um furo no meio). Ou compre as almofadinhas já prontas. Fazendo isso, o bico do peito também não entra em contato com o sutiã e fica mais protegido contra o atrito do tecido.

6) Pega correta do bebê e posição na amamentação:

Um dos maiores causadores de rachaduras e fissuras é a pega errada do bebê. Ou seja, o bebê acaba abocanhando apenas o bico do peito e não toda a aréola na hora de mamar. Quando isso acontece, teremos fissuras e rachaduras, pois a pressão sobre o bico é muito grande (quando, deveria ser feita sobre toda a aréola). Veja como garantir uma pega correta em nosso post: dicas para uma boa amamentação.

7) Retire o bebê do seio de modo gentil:

Ao retirar o bebê do seio faça de modo gentil. Com as mãos limpas, introduza o dedo mínimo no canto da boca da criança e, quando ela pegá-lo, afaste-a do peito. Se ela estiver dormindo, aumente o cuidado, pois se retirá-la de repente, ela poderá morder o seio ao assustar-se.

 

Caso tenha mais dúvidas sobre amamentação e deseje uma ajuda mais personalizada confira esse ótimo curso (com especialista e valor acessível), que irá lhe ajude completamente nesse momento:

dicas para facilitar no momento da amamentação

Aproveite e veja os mitos e verdades sobre amamentação nos nossos posts. Desejo uma amamentação mais tranquila para você.

Abraços, Shana Conzatti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *