As pessoas costumam dizer que chá é saúde e que podemos tomar chá para aliviar vários problemas referentes ao nosso intestino, nossa ansiedade, entre outras funções. E sim, essas bebidas quentes costuma nos trazer muitos benefícios, contudo quando estamos amamentando nem todos os chás para mamães são permitidos. Pois alguns podem diminuir a quantidade de leite ou mesmo causar desconforto aos nossos pequenos. Desse modo trago uma lista de chás bons para serem tomados enquanto amamentamos e alguns a serem evitados.
Chás que diminuem a produção de leite e devem ser evitados por lactantes:
- Erva-cidreira, conhecida também como cidreira ou melissa;
- Orégano;
- Salsinha, conhecida também como salsa;
- Hortelã-pimenta, conhecida também como hortelã-das-cozinhas ou hortelã-pimenta-bastarda;
- Tomilho, conhecido também como timo;
- Sálvia;
- Jasmim, conhecido também como jasmim-amarelo, jasmim-branco, ou jasmim-da-china;
- Espinheira santa;
- Pervinca;
- Milefólio;
- Chá de alho não interfere no leite, mas pode causar cólicas no bebê.
Chás seguros durante a amamentação!
1) Chá de rosa mosqueta
Esse é um dos chás adequados para a amamentação, graças ao seu conteúdo de vitaminas C, B1, B2 e K. É ideal para o tratamento da gripe, resfriados e sintomas febris e diarreia que possam ocorrer durante a gravidez ou amamentação.
2) Chá de tomilho
Por ser rica em ferro, é excelente para tratar problemas de anemia. O chá de tomilho age como um relaxante e é perfeito para induzir o sono. Também ativa a circulação do sangue, fortalecendo, assim, a memória e reduzindo as dores de cabeça. Essa planta tem propriedades benéficas para o sistema digestivo.
3) Chá de camomila
O chá de camomila é um clássico entre os chás de ervas. É ótimo para qualquer hora do dia e geralmente é usado para ajudar no sono e com efeito calmante. Além disso, favorece a digestão, reduz as dores de cabeça e age como um diurético. Tem propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias.
4) Chá de gengibre com mel
O gengibre ajuda a combater os distúrbios respiratórios, incluindo a tosse e sintomas gripais. A mistura desses dois ingredientes estimula a produção de leite. Por essa razão simples, mas elementar, esse chá se torna um aliado para estimular a amamentação. O gengibre picado, que deve ser cozido por pelo menos 20 minutos em fogo baixo. Após esse tempo, coe e adicione o suco de meio limão e o mel.
5) Chá de melissa
A melissa é muito utilizada para o tratamento da cólica infantil. Consumida de forma moderada, pode combater problemas de flatulência, ansiedade, insônia e dor abdominal.
Lembre-se de consumir os chás com moderação e sempre que tiver dúvidas converse com seu médico ou uma nutricionista. Veja outros alimentos essenciais para uma amamentação mais nutritiva em nossos posts.
Caso tenha mais dúvidas sobre amamentação e deseje uma ajuda mais personalizada confira esse ótimo curso (com especialista e valor acessível), que irá lhe ajude completamente nesse momento:
Uma amamentação tranquila para você.
Abraços, Shana Conzatti
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.