como fazer o bebê dormir, dicas para o bebê dormir, sonecas durante o dia, o sono do bebê

É normal nos preocuparmos com o sono noturno de nosso bebê, afinal queremos também poder dormir. E para muitas mães os momentos de sonecas do bebê não são tão valorizados. Contudo saiba que ao termos uma rotina de sonecas estabelecida irá amenizar os choros e momentos de birras.

Pois a falta de sonecas ou tempos muito longos de sono durante o dia alteram o processo natural do adormecer noturno. Quando o bebê fica com sono e não dorme aos primeiros sinais de cansaço, o organismo libera o hormônio cortisol (hormônio do estresse) anulando os efeitos da serotonina e da melatonina, substâncias envolvidas no processo de dormir. Sendo assim o bebê com sono atrasado vai ficando cada vez mais irritado e por consequência mais difícil de adormecer.

Uma das melhores formas de evitar esse efeito catastrófico (que muitas pessoas chama a hora da Bruxa, quando o bebê está cansado mas não dorme e só chora), é estabelecer uma rotina adequada de sonecas com seu bebê.

 

Dicas para ajudar as sonecas do bebê:

Ter uma rotina de sonos durante o dia, principalmente com os bebezinhos novinhos, não significa ter um horário marcado no relógio e um tempo certo para que este bebê seja acordado. Mas ter a sensibilidade para perceber a necessidade de sono de cada faixa etária:

  •  A maioria dos recém-nascidos só consegue permanecer acordado por uma ou duas horas.
  • Uma criança de três meses se cansa depois de duas a três horas acordada.
  • Crianças de um ano podem ficar brincando alegremente, sem se cansar, por cerca de três a quatro horas
  • As crianças a partir de 2 anos costumam ficar acordadas até 6 horas, desse modo uma soneca a tarde será suficiente.

Ao saber quanto tempo em média seu bebê consegue ficar acordado sem se cansar, você pode estabelecer mais ou menos quantas sonecas organizar. Tenha um horário pré-estabelecido como guia, porém antecipe esse horário sempre que os sinais do cansaço apareçam.

Mesmo quando o bebê relutar em dormir a tarde, pois apesar de cansado quer continuar a brincar, insista na soneca. Dessa maneira irá evitar as crises posteriores da falta de sono.

 

Como identificar o momento correto das sonecas do bebê?

O primeiro passo é identificar os sinais de cansaço iniciais de seu bebê, desse modo colocá-lo pra dormir antes que o cansaço vire irritabilidade.

O bebê começa a demonstrar seu sono quando:

  • Reduz seu nível de movimento e atividade
  • Fica cada vez mais quieto
  • Perde o interesse em pessoas, brinquedos e brincadeiras
  • Esfrega os olhos
  • Mandíbula fica mais relaxada, queixo e boca (olhar caído)
  • Boceja
  • Acaricia um cobertor, objetos ou mesmo roupas como se quisesse se auto nanar.
  • Pede uma chupeta ou mamadeira
  • Deita ou cai no berço, cama, sofá (onde estiver sentado)

Alguns sinais quando o sono já começa a passar do ponto:

  • Fica chorão e irritadiço
  • Agitação motora com ficar sacudindo os pés ou abrindo as mãos
  • Perde a paciência ou faz birras

Contudo cada criança tem seu próprio repertório e pode demonstrar outros sinais, que quando você for conhecendo seu filho aprenderá a reconhecer rápido.

Crie com seu bebê uma rotina para essas sonecas. Ao organizar um espeço específico, um modo para colocar o bebê a dormir, que pode ser diferente do da noite. Com os bebês bem pequenos essas sonecas podem ser feitas nos próprios cangurus no colo da mãe.

Uma dica importante é evitar rituais muito complexos (manias) que dificultarão que outras pessoas possam ajudar nesse processo de por o bebê dormir. Por exemplo, o bebê só dorme chupando o peito da mãe, ou esfregando a orelha, ou sendo embalado por vários minutos, ou no balanço carro… Já que estes causarão sofrimento ao bebê caso tenham que ir para creche ou ficar na casa de um avó, desse modo ele não conseguirá dormir  crises de sono virão.

Confira mais dicas para ajudar nesse momento de dormir, no post.

Espero que este artigo tenha ajudado as mamães e seus bebês dormirem melhor.

Abraços, Shana Conzatti.

Deixe uma resposta