Para muitas mulheres assim que engravidam, a preocupação de quantos quilos é correto ganhar na gestação surgem. Pois muitas pessoas ficam falando para cuidar para não engordar demais e outras dizem que só devemos engordar 9 Kg. Mas será mesmo? Quantos quilos devemos mesmo engordar para garantir um desenvolvimento saudável ao nosso bebê e não prejudicar também nossa saúde?
Saiba que nem todo o peso ganho na gravidez é gordura, então vamos descobrir como o peso na gestação de divide e qual a quantidade ideal para aumentar na balança até o final da gravidez.
Qual o peso da gestante no final da gravidez?
Esse ganho de peso varia de acordo com o peso corporal que a mulher tinha antes de engravidar e com o tipo de gestação. E é importante que a gestante ganhe esse peso, conforme a orientação médica, para garantir a saúde e bom desenvolvimento do seu bebê.
No entanto, a média estabelecida por especialistas nesse assunto varia de 7 a 16 quilos. Alguns apostam no popular “quilo por mês”, outros em um aumento gradual sugerido da seguinte forma:
- Nos primeiros três meses: de 1,5 a 2 quilos.
- Para o segundo trimestre: entre 3 e 5 quilos.
- Na fase final: um aumento aproximado de 1,5 quilos por mês.
O que todos esses quilos durante a gravidez querem dizer?
O seu útero, no final da gestação, ganhou em média 900 g devido ao seu aumento de tamanho e espessura da camada muscular que o envolve.
O volume de sangue também aumentou cerca de 40%, o que representa um ganho aproximado 1,2 kg. Além do líquido amniótico, seu organismo retém líquidos durante a gravidez, o que pode representar um ganho de aproximadamente 2 kg.
De certo modo o ganho real de peso (gordura é de 4 kg), os quais são importantes, pois o corpo armazena essa gordura para ter uma reserva extra para a amamentação, período em que a queima calórica da mulher, para alimentar seu bebê, é muito grande.
Quantos quilos você perde em média com o parto?
Entre o peso do bebê, a placenta e o líquido amniótico, cerca de 6 kg são perdidos já imediatamente após o parto. Mesmo que seu corpo ainda esteja inchado e provavelmente com a barriga saliente, mas é um alívio saber que boa parte dos quilos ganhos já desaparecem nos primeiros dias.
Como deve ser a alimentação de uma mulher grávida?
Sabendo a média de peso a ser ganho, você deve se cuidar desde o início para não extrapolar. Não caia no dito popular que você pode comer em dobro, pois está comendo por dois. O quê deve sim ser feito é buscar uma alimentação mais nutritiva e equilibrada. Trago algumas dicas de bons alimentos para toda grávida acrescentar em sua dieta, em nosso post.
Veja uma média de como a ingestão de calorias podem ser distribuídas durante a gestação:
- Primeiro trimestre: cerca de 1800 calorias por dia.
- Durante o segundo trimestre: 2200 calorias.
- No terceiro trimestre: cerca de 2.500 ou 2.600 calorias.
Esta nutrição deve ser acompanhada por exercícios diários, de acordo com o estado da gravidez, desse modo além de controlar seu peso você também melhora sua circulação, musculatura e saúde.
Desejo uma boa gestação para você.
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.