Sempre surge aquela dúvida de quais chás as gestantes e mães que amamentam podem ou não tomar. Trago algumas informações sobre os chás pra grávidas e no pós-parto para ajudar em sua saúde e do seu bebê.
Assim como qualquer coisa na vida, beber chás deve ser feito com moderação, mesmo para os chás seguros. Os especialistas sugerem que não ultrapassemos 2 a 3 xícaras de 200ml de chá por dia. Mas se você tem uma gravidez de risco consulte seu médico para ter certeza.
Quais chás são proibidos para grávidas?
- Chá de Canela – pode provocar constrição sanguínea e contração dos músculos do útero, gerando abortos.
- Carqueja – relaxa o útero e pode provocar aborto.
- Calêndula – tem efeito abortivo.
- Hortelã – pode provocar má formação do feto.
- Boldo – possui efeitos tóxicos devido à presença do ascaridol, que pode causar abortos e má formação fetal.
- Sene – pode provocar diarreia e contrações uterinas.
- Cravo-da-índia – tem efeito abortivo.
- Hibisco – é abortivo.
- Buchinha do norte – tem efeito abortivo.
- Arruda – pode provocar contrações uterinas, sangramentos e um processo abortivo.
- Chá verde, chá mate e também o chimarrão, chá preto e chá branco: devem ser evitados, sendo tomados com cautela, pois possuem muita cafeína e teína que podem alterar os batimentos cardíacos, agitando mãe e bebê e causando algumas dificuldades para ambos.
Apesar de não serem aconselháveis esses chás, principalmente no primeiro trimestre, não entre em pânico se você não tinha esse conhecimento e os tomou. Não vai ser uma xícara esporádica que causará mal. Mas os evite a partir desse momento.
Chás que podem ser tomados na gestação:
1) Chá de erva-doce
Ele é benéfico, pois deixa a mãe mais calma, o que por sua vez, acalma também o bebê tanto dentro quanto fora da barriga. Também ajuda nas náuseas bastante comuns nos primeiros meses e consegue aumentar a produção de leite materno. O chá de erva doce é excelente para controlar a pressão arterial.
2) Chá de lavanda
Outro chá que proporciona efeito calmante, aliviando o estresse, e reduz a ansiedade, promovendo maior relaxamento e, consequentemente, melhora o sono.
3) Chá de erva-cidreira ou melissa
Possui efeito calmante para a mãe e para o bebê, melhora os problemas gastrointestinais e alguns desconfortos comuns na gestação como o inchaço nas pernas.
4) Chá de camomila
Tem efeito calmante e melhora o sono, mas não deve ser usado em excesso. Alguns estudos gerem que esse chá relaxa o útero podendo dificultar a nidação.
5) Chá de frutas (exceto maracujá):
Não oferecem perigo e podem ajudar a controlar o enjoo.
6) Chá de gengibre:
É uma opção natural para gestantes que sofrem com enjoos e azia.
7) Chá de tomilho:
Uma alternativa para o chá de camomila ou erva-cidreira, pois também têm propriedades calmantes. Ademais, pode ser utilizado para aliviar a congestão nasal na gravidez.
Lembre-se de consumir os chás com moderação e sempre que tiver dúvidas converse com seu médico ou uma nutricionista. Veja outros alimentos essenciais para uma boa gestação mais nutritiva em nossos posts.
Uma boa gestação para você.
Abraços, Shana Conzatti
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.