doenças de pele de bebê. brotueja, como cuidar da pele do bebê, alergias na pele, pele do récem-nascido

Há vários problemas de pele comuns nos bebês que deixam as mães ansiosas por medo de não saberem como tratar ou mesmo que aquela alteração possa causar manchas permanentes. Trago algumas dessas mudanças comuns na pele do recém-nascido e como lidar com elas.

 

Problemas de pele normais em bebês:

 

Crosta láctea ou dermatite seborreica

Caracteriza-se  em flocos brancos e oleosos semelhante à caspa e pode aparecer no couro cabeludo ou atrás da orelha (e não significa falta de higiene). Ela nada mais é do o resultado das glândulas sebáceas que produzem grande secreção de gordura. Não dá para prevenir a dermatite seborreica.
Evite raspar com a unha para tentar tirar, pois irá machucar a pele do bebê e depois retornará. Uma forma de tirar é passar algodão com óleo natural como coco, oliva ou um óleo de bebê. Desse modo amolece as crostas e melhora seu aspecto.

Brotoeja ou miliária

São aquelas bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas que costumam aparecer no pescoço, na região da fralda ou no braço. São produzidas pelo suor não conseguir sair da pele da forma correta, o que é muito comum, pois nos primeiros meses de vida as glândulas sudoríparas ainda estão em desenvolvimento.

Se esse sintoma aparecer fique tranquila. Dê um banho no bebê e coloque roupas mais frescas que em poucos dias as bolinhas irão desaparecer (apesar de ser frequente no verão, pode aparecer por alergia a roupas de lã). Pode ocorrer após episódios de febre ou exposição ao sol.

Uma forma de tratar a brotoeja é após o banho e secar bem o bebê é polvilhar maisena ou pasta da água sobre os pontos de brotoeja.

 

Hemangioma

É aquela mancha vermelha (geralmente aparece só uma mesmo) consequência de má formação dos vasos da pele. A ciência ainda não descobriu a causa dessa alteração e, apesar de não ser nenhuma emergência, deve ser mostrada ao pediatra durante a consulta.

A boa notícia é que na maioria dos bebês a mancha some até o primeiro ano de vida.  Se isso não acontecer, o médico irá indicar o melhor tratamento, como acompanhamento com dermatologista.

 

Eczema ou dermatite atópica

essa é uma irritação de pele de a aparência do problema é de pele seca, espessa e escamosa e pode formar pequenas borbulhas que coçam muito.  Frequente entre os dois meses até os dois anos de idade, mas isso não quer dizer que depois disso o problema não irá aparecer.

Assim que perceber esses sintomas, vale aquela consulta ao pediatra. Ele irá passar o tratamento e você deve ficar de olho para que o bebê não coce muito (às vezes vale até colocar uma meia nas mãos da criança).

 

Assadura

Um dos problemas de pele mais comum em bebês que deixa o local vermelho, pode inflamar e deixar o bebê irritado, porque ela arde e coça. A solução é evitar que a criança fique muito tempo com a fralda suja e limpar bem as dobrinhas na hora do banho ou da troca de fralda. E se mesmo assim a assadura aparecer, pode ser que o xixi ou cocô esteja muito ácido, então vale aquela consulta.

 

Espero que tenha ajudado a identificar os problemas de pele mais comuns e como amenizá-los.

Abraços, Shana Conzatti

Deixe uma resposta