Quando nossa menstruação atrasa é normal pensarmos: Será que estou grávida? Ou para aquelas mulheres que estão tentando engravidar, a ansiedade de descobrir se houve ou não a fecundação é grande. Desse modo trago os primeiros sinais da gestação mais comuns, para você.
Os primeiros sinais da gestação:
Com exceção do primeiro sintoma. Algumas mulheres podem ter apenas alguns dos sintomas listados abaixo com mais ou menor intensidade, e outros não se manifestarem.
Atraso da menstruação ou sangramento de nidação:
A falta de menstruação costuma ser o primeiro sinal da gestação percebido pela mulher. Pois quando há menstruação, significa que os óvulo não foi fecundado e o revestimento interior do útero (endométrio) sofreu sua descamação. No entanto, algumas mulheres apresentam um sangramento inicial chamado de nidação, que muitas confundem com a menstruação.
Nem todas as mulheres apresentam o sangramento da nidação. Mas este costuma ocorrer entre entre 6 e 12 dias após a ovulação, sendo um sangramento menos intenso mais pro rosado ou marrom.
Corrimento vaginal:
Um dos sintomas comuns da gestação é o aparecimento ou intensificação do corrimento vaginal. Este possui aspecto leitoso ou transparente, sem cheiro e espesso. Este pode persistir por toda gestação.
Cólicas leves:
Algumas fisgadas no baixo ventre podem ser sentidas logo no início, como se fosse uma cólica menstrual fraca de pouca duração devido as alterações uterinas para a acomodação do óvulo. Assim como a sensação de peso no ventre ou de cólicas leves durante a gestação.
Dor de cabeça:
A gestação causa aumento do fluxo sanguínea e, em algumas gestantes, pode ocasionar dores de cabeça, como se esta estivesse latejando. Uma massagem nas têmporas pode aliviar esse sintoma. Vale lembrar que este sintoma também é frequente na TPM e pode ser facilmente confundido.
Inchaço abdominal:
Outro sintoma muito comum na TPM e facilmente confundido com gestação (ou vice-versa) é o inchaço abdominal, aquela sensação de barriga estufada. Ocorre devido à ação dos hormônios que já estão preparando o corpo para a expansão do útero e que também provocam retenção de líquido.
Sensibilidade e dor nos seios:
Os seios podem ficar muito sensíveis e inchados logo nos primeiros dias da gestação, um sintoma comum a muitas mulheres durante a TPM e que confunde bastante as tentantes.
Geralmente esta sensibilidade e inchaço são mais intensos quando se trata de gravidez, pois é o corpo da mulher já se preparando para amamentar. Contudo algumas mulheres só sentirão os seios sensíveis após algumas semanas de gestação.
Prisão de ventre e aumento de gases:
A progesterona causa um relaxamento muscular e, infelizmente para as gestantes, também relaxa os intestinos, ocasionando em prisão de ventre durante toda a gestação. Além de deixar a digestão mais lenta e o resultado indesejado de soltar gases (pum) e arrotar.
Vontade frequente de urinar
Logo nos primeiros dias após a implantação a gestante pode sentir vontade de fazer xixi com mais frequência, inclusive de madrugada. Isso ocorre porque a progesterona também relaxa a bexiga, que não esvazia completamente quando a gestante vai urinar, e pouco tempo depois está com vontade de urinar novamente.
Sono excessivo e fadiga:
Devido ao aumento na produção de progesterona, a grávida pode sentir, especialmente no primeiro trimestre, muita sonolência e um cansaço constante. Algumas mulheres já apresentam como sinais iniciais da gestação uma necessidade de sono aumentada logo após a fecundação, pois o corpo gasta bastante energia nesse processo inicial de preparação para a gestação.
Fome fora de hora e mudança de paladar:
Aquela vontade enorme de devorar tudo que vê pela frente pode ser um sintoma de gestação, ainda mais se vier acompanhada de desejos. Sentir fome em horários incomuns, como madrugada ou logo após a refeição, também é um sintoma conhecido de gravidez. O paladar é outro sentido que também fica mais sensível, podendo causar um gosto metálico constante. Algumas grávidas passam a não gostar mais de alguns alimentos, ou mesmo começar a gostar de alimentos que antes não suportavam.
Vale ressaltar que muitos desejos e trocas de paladar estão ligados à falta de algum nutriente no corpo da grávida. Desse modo é essencial ter uma alimentação saudável na gestação.
Saiba mais sobre alimentação saudável na gestação!
Enjoo e vômito ou azia:
Enquanto algumas gestantes não sentem enjoo algum durante toda a gestação, outras já começam a sentir logo nos primeiros dias por conta da produção de um dos hormônios da gravidez, o HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) que é responsável por manter a gestação no primeiro trimestre, porém atrasa a digestão.
Os enjoos mais comuns são os matinais – porque o estômago está vazio. Outro sintoma inicial comum na gestação é a sensação de queimação no estômago, ou seja aquela azia que vem mesmo quando você não comeu nada diferente.
Olfato Apurado:
Com o aumento da circulação por causa dos hormônios, os sentidos também ficam mais aguçados. Um dos que merece destaque é o olfato, a gestante já nos primeiros dias de gravidez, muitas vezes consegue sentir cheiros que antes passavam despercebidos. Alguns cheiros, que antes não incomodavam, podem causar enjoo ou mesmo repulsa.
Alterações de humor
Muitas vezes pode ser confundido com a TPM, porém as alterações de humor fazem parte da gestação devido às grandes concentrações de hormônios. Durante o início da gestação a mulher fica mais emotiva, pode ter crises de choro e ansiedade, e altos e baixos no humor. Essas alterações ficam mais intensas a medida que a gestação evolui e tende a amenizar no segundo trimestre.
Você está com algum desses sintomas? Esses sinais iniciais da gestação são apenas indicações. Algumas mulheres não sentem nenhum sintoma nas primeiras semanas e, em outras, os sintomas podem ser tão discretos que nem percebemos. Por isso, o quê realmente irá confirmar a gravidez é o teste de sangue (pode ser feito após 10 dias do atraso da menstruação.) Ou realize o teste de farmácia após 1 dia de atraso. Contudo o teste de farmácia pode dar um falso negativo, assim o repita dentro de uma semana.
Mas se os sintomas persistirem, mesmo os testes dando negativo agende uma consulta médica.
Desejo um melhor resultado para você.
Abraços, Shana Conzatti.
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.