Ao tentar engravidar ficamos ansiosas e queremos saber o mais breve possível se deu certo. Para que uma gravidez se inicie deve haver a nidação, e seus sintomas podem nos dar alguns indícios antes dos resultados dos testes que estamos grávidas.
Mas o quê a nidação? Quando a nidação ocorre? Quais os sintomas da nidação? Trarei algumas informações práticas sobre o tema.
O que é Nidação?
Após o óvulo ser fecundado, o que corre ainda nas Trompas de Falópio (o caninho que liga os ovários até o útero), esse minúsculo óvulo em conjunto com o espermatozoide já começa a se alterar com as multiplicações celulares que irão gerar o embrião. Esse processo ocorre de 5 até 9 dias nos quais esse embrião irá ser transportado lentamente pela Trampa empurrado através dos cílios existentes dentre desta.
Quais os sintomas da Nidação?
Nem toda mulher sente algum sintoma, e algumas podem ter apenas um ou outro sintoma. No entanto, os sintomas a se prestar atenção que podem indicar uma Nidação (um início de gravidez) são:
- Fisgadinhas na barriga: com a implantação, o óvulo começa a penetrar no endométrio, o que pode causar umas pontadinhas na barriga;
- Dor de cabeça;
- Seios inchados e doloridos
- Aumento ou diminuição da temperatura basal para mais ou menos 1°C;
- Olfato mais apurado, podendo sentir aversão à alguns cheiros;
- Sonolência;
- Gosto amargo na boca ou azia;
- Cólicas leves: o útero já começa a entender que transformações estão acontecendo por alí, e algumas cólicas leves podem aparecer. Elas não são constantes, ou seja, aparece do nada e desaparece da mesma forma que começou. É facilmente confundida com cólica menstrual, mas bem mais leve;
- Cerca de 30% das mulheres podem apresentar um discreto sangramento que pode durar de 1 a 3 dias, causado pelo rompimento de algum vasinho durante a implantação do embrião; (esse sintoma é o mais angustiante, pois pode ser confundido com uma menstruação e muitas mulheres ficam com receio de não ter engravidado ou acham que sim, quando era um menstruação.
Como é o sangramento da Nidação?
Apesar de muitos vídeos e textos que trazem a diferença do sangramento da Nidação e da menstruação ou mesmo do Sangramento de Escape, quando estamos sozinhas no banheiro podemos não ter certeza. Por isso, apesar das informações aqui trazidas, faça o teste de farmácia após três dias que tenham iniciado o sangramento para ter um resultado mais concreto. Se der negativo, você pode repetir o teste em uma semana para descartar o falso negativo.
Mas o principal aspecto do sangramento da Nidação é ser mais rosado, podendo até ser avermelhado, mas é pouca quantidade e não costuma apresentar coágulos. A coloração também pode ser amarronzada, quando o sangue da Nidação não saiu diretamente e ficou com algum resquício no canal vaginal. É um sangramento que ocorre de 1 ou 3 dias, diferente da menstruação.
Por isso é importante você conhecer seu corpo e seu ciclo, para assim ter como analisar se a sangramento apresenta mais ou menos quantidade que o habitual.
A sangramento da Nidação pode ocorrer alguns dias antes da data prevista da menstruação (1 ou 4 dias). Ou no dia exato que deveria o correr a menstruação. Já o sangramento de escape (que também vem em pouca quantidade) ocorre por alguma alteração hormonal, doenças, após a pílula do dia seguinte, estresses e muitos outros motivos e costuma correr mais no meio do ciclo menstrual.
Além do sangramento de espace que pode ocorrer no meio do ciclo como se fosse uma pequena menstruação, algumas mulheres possuem o sangramento da ovulação que pode ser confundido com o da Nidação por ser uma pequena quantidade rosada ou amarronzada que aparece no papel higiênico ao nos limparmos. Mas esse sangramento da ovulação ocorre no período fértil.
Assim calcule seu período fértil e a data da sua provável menstruação para ter uma melhor ideia qual o tipo de sangramento está a acorrer.
Para calcular seu período fértil e analisar se o sangramento pode ser Nidação confira a CALCULADORA DO PERÍODO FÉRTIL (Aqui)
Estou sentindo alguns sintomas de nidação, estou grávida?
Apenas pelos sintomas não é possível afirmar se você está grávida ou não, a recomendação é que aguarde o atraso menstrual (ou seja, a data em que deveria vir sua menstruação) e realize um teste de gravidez de farmácia – atente para o tipo de teste já que alguns não são tão sensíveis e podem pedir mais de 10 dias de atraso – ou o exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo.
O hormônio da gravidez gonadotrofina coriônica humana (ou hCG) detectado pelos testes de gravidez só começa a ser produzido em seu corpo no momento em que o óvulo fertilizado se implanta no útero (quando há o sangramento da nidação). Desse modo se fizer o teste muito cedo pode dar falso negativo.
Caso não tenha sido uma Nidação nesse momento, não desista de seu sonho e persista. Se conseguiu uma Nidação, parabéns e procure seu médico (ou vá ao posto de saúde) para uma melhor avaliação. Confira outros sinais inicias de uma possível gravidez, AQUI.
Abraços, a todas.
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.