As trocas de fraldas e higiene do bebê é algo que se torna automático para as mamães logo nos primeiros dias, e cada uma cria sua própria estratégia e tem seu jeito de fazê-lo. Contudo trago algumas dicas rápidas para evitar alguns probleminhas nesses momentos e também para ajudar aquelas que não possuem experiência prévia.
Ao ter irmãos bem mais novos e trabalhar em salas de berçário por anos já passei várias situações constrangedoras nos momentos de trocas de fraldas como xixi espirrando em mim, dificuldade em limpar certos tipos de cocôs (os muito moles ou aqueles que grudam), crianças se virando e engatinhando enquanto tentava trocar, bebês que choram e chutam…. Ou seja, esse mundo das trocas de fraldas é cheio de surpresas. Mas não se apavorem, no fim do dia, achamos graça de todas as dificuldades surgidas.
Dicas gerais nos momentos das trocas de fraldas:
- Separe SEMPRE primeiro todo o material a ser usado: fraldas, lenço umedecido, roupas a serem trocadas, saco de lixo….
- Escolha um local seguro para fazer a troca, e ao fazê-lo sobre cômodas ou local alto MANTENHA SEMPRE uma das mãos sobre o bebê enquanto pega ou descarta o resto, para assim evitar acidentes.
- Para aqueles bebês que se agitam facilitará bastante o momento de troca se você chamar a atenção dele cantando músicas, conversando com voz fofa, fazendo brincadeiras (como expressões faciais ou aquelas de ir nomeando as partes do corpo: cadê o nariz do bebê?). Ou sejam manter este bebê atento ao seu rosto. Essa é um estratégia que também irá aumentar o vínculo do bebê com você e estimulará a fala deste.
- Não deixe ao alcance dos braços do bebê objetos a serem puxados como: talco, cremes, algodão… os quais possam ser ingeridos ou pesados que possam ferir o bebê.
- Se o bebê está muito agitado ou chorando, primeiro o acalme para depois realizar troca.
- Pomadas mais resistentes podem ser difíceis de tirar da pele após a troca, por isso use um paninho com água morna para removê-las com sucesso. Mas, em minha experiência, algo que funciona tão bem quando pomada cara é após a troca polvilhar com um algodão um pouco de Maizena pelo bumbum, ventre e dobrinhas das coxa. Ou então, use aquelas pomadas com a consistência de creme para pele.
Dicas de higiene para trocas de fraldas correta:
Uma observação importante para qualquer troca é SEMPRE fazer a limpeza da frente para trás, para assim evitar que os órgãos genitais sejam contaminados com as bactérias do cocô e causem infecções.
- Em primeiro lugar, deve-se fazer a troca da fralda e a higienização assim que a criança tiver feito cocô. Isso porque, quanto mais tempo ela ficar com a fralda cheia de fezes, maior a chance de contaminação e assaduras
- Não reutilize algodões e lenços umedecidos, passe apenas uma vez e coloque fora.
- A forma mais eficiente de tirar o excesso de cocô é abrir a fralda e utilizá-la para limpar a parte “grossa” do cocô. Fazendo isso sempre de frente para trás. Depois que passar a fralda uma vez e tirar o “grosso” do cocô, ela não deve ser passada novamente. Nesse caso, deixe-a dobrada embaixo do bumbum da bebê até que esse esteja bem limpinho e não tenha o risco de sujar o trocador. Para então ser passado o lenço umedecido ou algodão.
- Feita a limpeza, seque a área com um pano fininho ou uma fralda de tecido, apenas encostando na pele do bebê e fazendo uma leve pressão (sem esfregar para não assar).
- Se perceber que a pele está um pouco vermelha ou sensível, aplique pomada para assadura. Não sendo aconselhável passar em todas as trocas.
- Quando há vazamento pelas roupas e costas, se possível apenas tire a roupa e fralda e opte por limpar a área com água corrente e sabão neutro, fazendo a higiene apenas com as mãos e sempre de frente para trás. O que pode ser feito até em uma pia que tenha água quente.
Saiba o quê a cor do cocô do seu bebê diz sobre a saúde deste, em nosso post.
Como fazer a higiene correta em MENINOS:
Em primeiro lugar precisamos saber que ao nascer, os meninos tem o que se chama de fimose fisiológica. Ou seja, o prepúcio, que é a pele que cobre a cabeça do pênis é colada na ponta deste. Esse prepúcio, com o tempo, conforme a criança cresce deve naturalmente se soltar.
Desse modo para fazer uma higiene completa e evitar infecções deve-se deslocar o prepúcio (puxá-lo muito delicadamente), até expor a glande e lavar a área delicadamente, passando apenas água e sabão líquido neutro e hipoalergênico. Tenha o cuidado para não puxar demasiado e machucar.
Após lave bem o “saquinho”, lembrando de levantá-lo para limpar atrás.
Lembre-se de fazer a higiene sempre da frente para trás, do pipi para o ânus, e nunca o contrário. Isso, para evitar qualquer tipo de infecção. Lave com água e sabão neutro ou lenço umedecido.
No momento da troca de meninos é comum que eles possam urinar “pra cima”. Assim enquanto está limpando-o e organizando nova fralda, mantenha um algodão daqueles quadradinhos ou um paninho sobre o pênis, o tirando apenas para limpar este e o saco.
Como fazer a higiene correta em MENINAS:
No momento de fazer a higiene com algodão ou lenço umedecido, limpe apenas os grandes e pequenos lábios e a área próxima (parte de baixo da barriga, bumbum e coxas).
A área interna da vagina não deve ser limpa. Porque, além de poder machucar a bebê, essa limpeza pode alterar o PH da área aumentando a chance de infeções. Devemos ter muito cuidado com a higiene das meninas. Já que, as meninas tem muito mais chances de infecção urinária que os meninos. E lembre-se de sempre limpar da frente para trás.
Gostou das dicas? Conte-me nos comentários se você faz algo diferente no momento da troca de fralda que é um sucesso.
Abraços, Shana Conzatti
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.