Quem tem contato com crianças e bebês sabe que acidentes podem acontecer a qualquer momentos, principalmente engasgos e sufocamento por comida ou mesmo objetos (como brinquedos). Sendo de extrema importância que todos os adultos e até os adolescentes saibam ao menos o básico do que fazer em situações assim, para evitar o pior.
Sendo assim, trago para vocês algumas informações básicas para que possamos evitar que acidentes se tornem tragédias. Você como mãe deve aprender a manobra de Heimlich, mas envolva também o pai, avós e babás, nesse aprendizado.
Como salvar uma criança ou bebê engasgados?
Primeiro de tudo mantenha a calma. E se houver alguém junto com você, peça para essa pessoa já chamar a EMERGÊNCIA, para caso as coisas se compliquem, esta já esteja a caminho.
Após aplique a manobra de Heimlich (como indicado nas imagens):
Aspectos importantes ao fazer a manobra de Heimlich:
- A mão fechada deve encaixar exatamente naquele espaço central abaixo das costelas (ou seja, no local do estômago).
- Pressione a mão para dentro e com um movimento para cima (em direção ao peito da criança ou bebê) para que o ar seja forçado para fora da garganta empurrando assim o objeto que está sufocando.
- Para bebês modere a força usando os dedos, e faça primeiro a manobra de bater nas costas com o movimento das costelas em direção a cabeça.
- Apoie a cabeça do bebê, para não haver danos na coluna. E tenha atenção para deixar a boca do bebê livre.
- Se não sentir-se seguro ao segurar o bebê, sente-se e apoie o bebê em seus joelhos, levemente inclinados para baixo. SEMPRE tenha o cuidado para não derrubá-lo.
- Evite assoprar a boca do bebê ou da criança para que o objeto não vá ainda mais para o fundo.
- Se possível, garanta que alguém já esteja buscando ajuda de um profissional.
- Se você repetiu duas vezes a manobra e não tiver resultado corra para o local mais próximo com a criança (como posto de polícia, bombeiro, posto de saúde, hospital).
Não é sempre que podemos evitar acidentes, mas ao estarmos preparados para esses momentos temos MAIS CHANCES de sucesso. Segue abaixo a dica de um curso completo de primeiros socorro com preço acessível que penso que todos as pessoas que lidam com crianças (pais, babás e professores) deveriam ter. Saiba mais do curso, AQUI.
Desejo que tudo dê certo, e que você possa salvar não apenas seu filho(a) como qualquer criança ou bebê que estejam em suas mãos. Previna-se com informações, assim quando algo acontecer você já tem o conhecimento e pode agir mais rápido. Tenha os vídeos sobre primeiro socorros salvos e sempre ao seu alcance, e os reveja de tempos em tempos assim você vai tornando o conhecimento mais automático e fácil de lembrá-lo quando for necessário.
Não deixe de fazer o curso indicado ou outro de sua preferência, para ter maior tranquilidade nessa complexa tarefa que é ser mãe.
Abraços, Shana Conzatti.
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.