Ao termos um bebezinho em casa, principalmente sendo nosso primeiro, algumas dúvidas se este bebê está mamando o suficiente surgem. As mães são bombardeadas de informações e pessoas dizendo que o leite delas é fraco ou mesmo pouco. Na maioria das vezes o leite produzido pela mãe é suficiente pra seu bebê. No entanto, essa mãe pode estar se alimentando menos que o necessário ou mesmo o bebê ser muito grande e precisar de algum reforço e, por isso é bom sempre prestarmos atenção aos sinais de saúde do bebê.
5 sinais de que o seu bebê está mamando o suficiente
1) O bebê mama várias vezes ao dia?
É ofertado para o bebê o peito várias vezes ao dia, entre 8 a 15 vezes em livre demanda? Ou seja, quando o bebê sente fome lhe é oferecido leite. Nas primeiras semanas essa frequência é grande e normalmente em um intervalo de 3 a 4 horas, isso ocorre pelo fato de o estômago do recém-nascido ser bem pequeno e o leite materno ser digerido rapidamente.
Com o passar das semanas o bebê irá aumentar seus intervalos de mamadas, demonstrando que fica satisfeito com a quantidade oferecida.
Observe também se durante a amamentação se o bebê faz movimentos de engolir, para ter certeza de que ele está conseguindo puxar o leite completamente e não apenas chupando o bico do seio. O fato de ter um pouco de leite no cantinho da boca do bebê também é um bom sintoma. Se seu bebê ainda não possuir a pega correta no peito, ajude-o nesse momento para assim conseguir mamar de modo mais eficiente e sem lhe machucar (se precisar de ajuda sobre amamentação, sugiro o curso – Amamentação Fora da caixa – Mais detalhes).
2) Observe as fraldas:
A urina do bebê não deve ter cheiro forte e é normal que o bebê faça xixi após cada mamada (alguns minutos depois), e que tenha um fluxo de trocas de fralda de 6 a 8 por dia. Além de 2 fraldas com fezes, principalmente nas primeiras semanas. Com o tempo a quantidade de fraldas com cocô tendem a diminuir.
Nos primeiros dias de vida as fezes do bebê tem uma coloração escura e esverdeada e um aspecto grudento, o que é totalmente normal (o mecônio). Após a eliminação do mecônio as fezes são mais cremosas e com cor mais amarelada/amarronzada. Confira nosso guia completo com as cores do cocô, AQUI.
3) Aspectos das mamas:
Após amamentar as mamas ficam mais vazias e mais macias, indicando que o bebê conseguiu puxar o leite. Com o passar das horas elas voltam a ficar mais rígidas devido ao acúmulo de leite. Para saber a quantidade de leite produzida, você pode também tirá-lo manualmente ou com auxílio pelo menos uma vez para ter uma ideia. Embora o estímulo do bebê mamando vai produzindo um pouco mais de quantidade durante a própria mamada.
4) Bebê após mamar:
Ao terminar de mamar, o bebê se mostra satisfeito e relaxado. Podendo até mesmo adormecer durante a amamentação e dorme tranquilo de 1 a 2 horas após a mamada tendo tempos despertos e animados entre as mamadas.
Porém se o bebê estiver dormindo por muitas horas e tiver um comportamento muito tranquilo e dócil, pode ser um indício de que ele não está se alimentando adequadamente e deve ser levado ao pediatra para ser avaliado.
5) Ganho de peso:
Na primeira semana de vida é normal o bebê perder entre 5 a 10% de seu peso, afinal antes ele era alimentado pelo cordão umbilical e após o nascimento seu estômago precisa se expandir para receber mais leite. Contudo até a 3ª semana de vida ele já recuperou o peso perdido e daí por diante os números da balança só aumentam.
O bebê que se alimenta adequadamente ganhará peso constantemente. Veja a tabela de peso que o bebê deve ganhar no primeiro ano de vida
IDADE | PESO POR SEMANA |
---|---|
até 3 ou 4 meses | 113 a 227 g |
entre 4 a 6 meses | 85 a 142 g |
entre 6 a 12 meses | 42 a 85 g |
Mas sempre que tiver dúvidas converse com seu pediatra ou com a enfermeira do posto que acompanhou seu pré-natal. Levando seu filho em todas as pesagens marcadas nesse primeiro ano de vida que podem ser quinzenais conforme o protocolo de saúde de seu município. Um aliado importante pode ser uma balança dessas simples que temos em casa para você poder ir acompanhando como seu bebê está entre os intervalos das visitas ao pediatra.
Para pesar o bebê em uma balança normal, coloque-o dentro de uma bacia pequena ou mesmo balde. Pese-o uma vez por semana sempre no mesmo recipiente e sem roupa (pode ser antes do banho, de preferência em um horário semelhante para evitar que haja muitas alterações externas como estar com a barriga cheia de leite ou não). Desse modo você pode ter uma ideia do desenvolvimento do peso.
No entanto qualquer dúvida sobre o peso ou comportamento do seu bebê dê uma passada no pediatra ou posto, pois estes irão avaliar se o seu filho está mamando o suficiente e orientar sobre posições e tempos de mamada. Não ofereça fórmulas sem a orientação do pediatra, muitas vezes a fórmula é desnecessária e com a estimulação da amamentação você começará a produzir mais leite.
Ainda em dúvida, confira o post sobre meu bebê precisa mamar mais?
No mais, acredite em sua força e confie que seu leite é forte sim.
Abraços a todas as mamães,
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.