No momento de sair com o bebê, seja para um passeio, para visitar um parente, ou um local de alimentação é comum que tenhamos medo de esquecer algo essencial e desse modo carregamos uma bolsa de bebê cheia e pesada. E em alguns momentos não levamos o quê realmente iriamos precisar. Assim trago algumas dicas para organizar a bolsa do bebê para passeios diversos.
Dicas para organizar a bolsa do bebê:
A duração do passeio vai interferir diretamente nos itens, assim como a idade e hábitos do bebê. Então vamos pensar os itens para um passeio de 3 horas (para horas adicionais acrescente mais quantidades de itens).
Uma questão importante é pensar se o passeio será feito com o carro da família, desse modo você pode ter no porta-malas uma segunda malinha do bebês com itens de emergência como fraldas e duas mudas de roupas, um casaquinho ou manta. Desse modo se algo acontecer basta volta ao carro para buscar os itens.
Mas para passeio que você use Uber/Taxi talvez deva pensar em acrescentar pelo menos duas fraldas reservas, uma roupinha e uma manta leve caso esfrie ou chova para cobrir o bebê pelo caminho até o carro.
Para locais que você leve o bebê com frequência como casa das avós, de algum parente ou amigo peça permissão e deixe já uma sacola com algumas fraldas, mamadeira extra, duas mudas de roupas e um casaquinho. Assim você não precisará levar uma quantidade muito grande de coisas na bolsa do bebê.
Itens gerais que não podem ser esquecidos:
- Leve sempre: Números de telefone e endereços do pediatra, carteirinha de convênio de saúde e documentos do bebê (certidão de nascimento ou RG). Estes podem estar na bolsa da mãe;
- objetos favoritos do bebê (brinquedo, fraldinha…);
- chupeta (se usar) e prendedor de chupeta;
- termômetro e medicamentos (de uso contínuo ou se o bebê estiver doentinho);
- para bebês que já engatinham, leve sempre um kit de primeiros socorros com curativos adesivos, e spray antisséptico.
Produtos de higiene e troca para passeio com o bebê:
- 01 Trocador ou fralda de pano grande para forrar;
- 01 Pacote de lenço umedecido;
- 2 sacolinhas plásticas para colocar roupas que possam ter ficado sujas;
- 1 saco de lixo (caso não encontre uma local onde descartar a fralda suja imediatamente)
- 03 a 05 Fraldas descartáveis;
- 01 pomada para tratamento e prevenção de assadura;
- 1 conjunto completo da roupa de estação
- No frio 1 calça extra, no calor um Body de manga curta extra.
- 1 casaquinho leve ou manta (para possíveis mudanças de temperatura), se já estiver frio leve uma manta mais grossa
Itens de passeio para alimentação:
Se mama no peito:
- 03 paninhos de boca para limpar o leite se necessário.
- E use uma fralda maior caso queria cobrir o bebê e o seio para lhe dar maior privacidade. Essa fraldinha grande pode ser usada posteriormente para ajeitar o bebê se este dormir ou mesmo cobri-lo do sol.
Mamadeira:
- 2 mamadeiras para o leite,
- fórmula em potinhos (já coloque nas quantidades adequadas para cada mamadeira, ou mesmo dentro da própria mamadeira e feche bem).
- 1 garrafinha com a quantidade adequada de água para as duas mamadeiras (pode ser em uma garrafa térmica se já quiser levar aquecida para passeios mais curtos).
- 1 mamadeira ou copo com água ou suco (para hidratar o bebê).
Papinha:
- Organize já em potinhos as papinhas que irá usar (uma ou duas).
- Se for levar frutas: já coloque-as cortadas dentro de potinhos separados na quantidade correta, ou escolha para o passeio frutas que sejam mais fáceis de descascar e oferecer para o bebê.
- Leve uma colher
- 2 babadores
- Guardanapos ou 2 paninhos
- Para passeio você pode preferir levar algum lanche mais fácil de consumir como bolachas (caseiras ou não), iogurtes
- 1 saco de lixo.
Dicas para tornar o passeio com o bebê mais tranquilo:
Antes de iniciar o passeio alimente e troque o bebê, assim ele terá mais tempo de aproveitamento do passeio antes de reiniciar a rotina de alimentação e troca.
Tente respeitar os horários de alimentação, fazem uma pausa no passeio para este antes que o bebê comece a ficar irritado demais e seja mais difícil acalmá-lo.
E se o passeio coincidir com o horário habitual de sono, tente manter essa rotina para que o resto do dia e noite não fiquem uma bagunça e estresse você e o bebê. Então se afaste para um local mais calmo ou mesmo o carro e tente nanar o bebê, se perceber que isso não está funcionando, talvez possa acabar o passeio um pouco mais cedo.
Pois quando estamos com bebês, principalmente pequeno, por vezes temos que pensar em nosso bem-estar e de nosso filhos e deixando um passeio para outro momento.
Espero que essas dicas para organizar a bolsa do bebê para o passeio tenha lhe ajudado. Confira também algumas ideias lindas e funcionais de bolsas para seu bebê, AQUI.
Abraços, Shana Conzatti
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.