Alguns alimentos devem ser evitados durante a gravidez para que nem a mãe e nem o bebê corram algum risco de saúde. Essa é uma lista geral de alimentos, mas sempre que for comer algo não costumeiro de sua dieta (como algum complemento, chá, ervas diferentes dê uma pesquisada rápida na internet para ver se não é algo que possa causar algum mal).
Alguns alimentos que devem ser evitados na gravidez são:
- Peixes com alto teor de mercúrio: é importante que a mulher coma peixe pelo menos 2 vezes por semana, no entanto deve evitar aqueles que contenham mercúrio, como atum e o peixe espada, pois o mercúrio atravessa a barreira placentária e pode prejudicar o desenvolvimento neurológico do bebê;
- Carnes, peixes, ovos e mariscos crus: é importante que esses alimentos estejam bem cozidos, já que quando consumidos crus poderiam causar alguma intoxicação alimentar, além de aumentar o risco de toxoplasmose;
- Leites e queijos não pasteurizados: como o queijo fresco ou caseiro, já que podem estar contaminados com a bactéria Listeria spp., que pode provocar alteração no sistema nervoso do bebê; Desse modo se você tem leite fresco em casa sempre o ferva antes de consumir.
- Fígado e suplementos com vitamina A, já que o alto consumo de vitamina A, principalmente de origem animal e sintética está relacionada com alterações no nascimento e danos hepáticos;
- Frutas e vegetais mal lavados, para evitar uma intoxicação alimentar e ser contaminado com vermes, assim sempre lave bem os vegetais e se possíveis os faça no vapor;
- Bebidas alcoólicas: o consumo de bebidas alcoólicas na gravidez está associado ao atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê; que pode causar baixo peso no bebê, parto prematuro e outros danos neurológicos.
- Sal e Açúcar em excesso que podem prejudicar a saúde da mãe como aumentando a propensão a diabete e pressão alta, além do ganho de peso.
- Adoçantes artificiais que se encontram com frequência em produtos diet ou light, pois alguns não são seguros ou não se sabe se poderiam interferir no desenvolvimento fetal.
- Alguns chá devem ser evitados com chá de canela, boldo, Sene que podem ser abortivos ou causar um parto prematuro, assim como evite chá de hortelã que diminui a produção de leite ou os chá estimulantes como verde, mate e branco que podem causar palpitações na mãe e bebê.
- Café e chocolate, não são proibidos, mas fique atenta a quantidade para não passar de uma ou duas xícaras por dia ou 200mg de chocolate, para não causar palpitações.
Já sabiam desses alimentos, confira a nossa lista dos BONS alimentos a serem acrescentados na gravidez.
Uma boa gravidez para você,
Abraços, Shana Conzatti.
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.