como saber se o leite é pouco, quanto tempo o bebê deve mamar, como saber se o bebê está bem alimentado

Nos primeiros meses as mães tem muitas dúvidas, principalmente sobre a saúde de seu bebê. Um medo constante das mães é que seu bebê esteja mamando pouco, que seu leite seja fraco ou mesmo insuficiente. Então trago algumas informações para lhe ajudar reconhecer se seu bebê precisa ou não de mais leite.

Se seu bebê estiver com algum desses sinais vá ao pediatra ou ao posto de saúde para que estes possam te orientar qual melhor maneira de agir, nem sempre será preciso acrescentar fórmula. Então não dê leite de fórmula antes de conversar com os profissionais.

Os sinais de que seu filho está mamando POUCO:

1) O bebê não está ganhando peso:

É normal que o bebê perca, na primeira semana de vida, de 5 a 10% de seu peso, porém entre a segunda e terceira semana de vida ele já recuperou o peso perdido. Além de começar a ganhar cada vez mais peso.

IDADE PESO POR SEMANA
até 3 ou 4 meses 113 a 227 g
entre 4 a 6 meses 85 a 142 g
entre 6 a 12 meses 42 a 85 g

Se o bebê não está recuperando peso que perdeu e nem aumentado é sinal de que não está mamando o suficiente.

2) Pouca necessidade de troca de fraldas:

Nas primeiras semanas as fraldas permanecem secas, seu bebê faz menos do que 5 vezes de xixi por dia. Ou faz menos de um cocô por dia ou este sai em formato de bolinhas? Pode indicar que não está recendo a quantidade necessária de hidratação.

O normal nessas primeiras semanas é o bebê fazer xixi de 6 a 8 vezes e 2 vezes de cocô. Confira o nosso guia para saber se seu bebê está evacuando corretamente, AQUI.

3) Comportamento do bebê:

Quando o bebê dorme mais 2 horas após a mamada e nos momentos despertos é quieto demais ficando letárgico. Ou se alguns minutos após mamar o bebê já começa a chorar como se estivesse com fome. Isso pode indicar que ele precise de mais leite.

Se a pele do bebê após 10 dias ainda estiver com aquele aspecto enrugado ou se seu rosto não começar a ganhar bochechas, tendo ainda uma aparência magrinha de recém-nascido é  importante levar esse bebê ao pediatra ou posto de saúde para ser avaliado.

4) Amamentação:

Seus seios após a amamentação ainda permanecem rígidos dando a impressão de não terem esvaziado, pode indicar que o bebê apesar de pegar o bico não tem conseguido sugar o leite como deveria.

Outro indício de que o bebê pode não estar se amamentando de modo correto é  quando seu filho está fazendo estalos com a língua ou a bochecha parece esconder a boca, é um sinal de que ele não está com uma boa pega, ou seja, sua boca não está posicionada adequadamente. Tente ajustar a pega e, se necessário, procure a ajuda do pediatra.

Se precisar de ajuda extra sobre amamentação, sugiro o curso – Amamentação Fora da caixa – Mais detalhes.

dicas para facilitar no momento da amamentação

Confira também o post: Meu bebê mama o suficiente?

Mas fique tranquila, todas as mães tem esses medos. E quaisquer dúvidas sobre a saúde de seu bebê converse com o seu pediatra ou a enfermeira do posto.

Que esses primeiros meses sejam repletos de novas descobertas e amor.

Abraços, Shana Conzatti

Deixe uma resposta