pensamento sobre a vida, pensamento sobre nossas dores, mensagens psicológicas, mensagem de mudança, mensagem motivacional

Quando observamos a natureza e os acontecimentos ao nosso redor, muito aprendemos com estes. Gosto particularmente de observar os comportamentos animais. E como moro em ambiente rural é comum ter uma variedade de situações inesperadas. Trago para vocês hoje, uma delas e algo que me fez refletir diante dessa situação.

 

Um pássaro entrou pela janela em ensinou

Em casa tenho cinco cachorras fofas sem raça definida, apesar de amáveis seus instintos caçadores se afloram diante de insetos, pássaros ou pequenos lagartos. E ás vezes pássaros entram pela janela da casa, e vira uma correria para tentar salvá-lo antes de acabar na boca de uma das cachorras.

Nesse dia, entrou esse passarinho. E ele no desespero de tentar sair e não ser pego, não conseguia encontrar nenhuma das janelas ou porta que estavam abertas. Então escondeu-se embaixo da mesa e ficou lá, como se tivesse desistido.

Resgatei-o, sem que sofresse danos e o coloquei em uma caixinha aberta onde ele pudesse (em segurança) descansar, recuperar o fôlego e assim logo que o susto passou ele  finalmente deixou a caixinha e alçou voo novamente.

Depois dos momentos tensos (meu e do pássaro) e um final feliz, fiquei pensando como muitas vezes, nós agimos como esse pássaro perdido.

Nos deparamos com uma situação inesperada, e mesmo as saídas estando próximas não conseguimos vê-las. E ficamos tão apavorados e cansados que apenas desistimos.

Mas quando alguém nos estende a mão, nos acolhe em um local seguro (nos ouve), vamos aos poucos lembrando o que somos capazes de fazer e, então, conseguimos voltar a voar livre.

Você já pensou em quantas situações em sua vida você foi esse pássaro assustado? Quando se sentiu sozinha e sem saber como sair daquele sofrimento?

No entanto, lembre-se sempre que, assim como esses passarinho, podemos ser mais e alcançar voos mais altos se permitirmos sermos ajudados. Quando tudo ao redor estiver complicado demais, procure alguém que possa analisar essa situação, te estender a mão e junto com você lhe dar a segurança necessária para superá-la.

Por isso, não tenha medo  de pedir ajuda quando estiver em uma situação difícil.

Caso precise de apoio procure um psicólogo.

Cuide de sua saúde emocional sempre.

Abraços, Shana G. Conzatti

Deixe uma resposta