quando procurar terapia, qual motivo para ir ao psicólogo, quando ir ao psicólogo, no que o psicólogo pode me ajudar

Em nossa cultura, muitas vezes aprendemos que devemos aguentar todas as mazelas sozinhos, e que pedir ajuda é sinal de fraqueza. Além de pensarmos erroneamente de que fazer psicoterapia é coisa de louco (veja alguns mitos e verdade sobre fazer terapia). Mas na verdade não é, as pessoas buscam apoio psicológico pelas mais diversas razões, desde situações pontuais até traumas de anos.

Você sabe que tipo de situações e emoções normalmente levam as pessoas a fazerem terapia? Trago alguns exemplos, em que a psicologia poderá te ajudar.

 

Autoconhecimento e autoestima:

Conhecer-se, saber como pensamos, quais são nossas dificuldades e qualidades é um importante provedor de saúde. Ou seja, quando fazemos psicoterapia apendemos a nos valorizar mais, e a reconhecer nossas forças para enfrentar as novas situações.

Então muitas, pessoas buscam a psicologia como uma forma de autoconhecimento, de trabalhar sua autoestima, desenvolver suas potencialidades e habilidades que irão impulsionar melhores estratégias em sua vida em família, profissional, pessoal.

Nesse aspecto, muitas pessoas que recebem um novo diagnóstico e se percebem pertencentes a um novo grupo, por exemplo, diagnóstico de autismo, TDHA em adultos, procuram ajuda para finalmente nomearem e compreenderem aquelas autopercepções que antes lhe eram confusas e estão sendo apropriadas por seu eu.

Dificuldades de relacionamentos:

As pessoas procuram um psicólogo para resolver questões que envolvam seus relacionamentos amorosos, questões familiares com seus pais ou filhos, e até mesmo em relação a seus relacionamentos de amizade ou profissionais.

Trazem questões com objetivos de “salvarem e melhorarem seus relacionamentos”, ou mesmo para conseguirem se afastar quando envolvidos de modo tóxico com alguém.

Controle de humor e emocional:

O psicólogo também é um profissional preparado para ajudar as pessoas a amenizarem suas tristezas, medos, fobias, aprenderem a controlar sua raiva de modo mais adaptativo, a se afastarem de sentimentos de ansiedade.

Muitas pessoas buscam ajuda para compreender suas emoções como forma de usá-las de modo mais adequado para diminuir seu sofrimentos e as dores que causam nas pessoas ao seu redor. E assim ter uma vida com maior equilíbrio.

Situações difíceis inesperadas:

Ás vezes coisas inesperadas acontecem em nossa vida, e nesse momento nos sentimos perdidos e precisamos de uma apoio para superar essas dores. Como quando acontece uma perda de alguém que amamos, ou mesmo quando nossos objetivos traçados inicialmente dão errado, durante uma separação, um perda de emprego.

Ou mesmo diante de situações que são consideradas boas e nós as desejamos, mas se mostram mais difíceis do que planejamos; como mudanças de cidade, formação de uma nova família, introdução na maternidade, um novo emprego, criação de filhos. E o psicólogo nessas situações irá fazer um trabalho mais pontual com intenção de ajudá-lo a passar por essas situações de modo mais leve.

Busca de orientação para resolução de problemas:

Assim como situações inesperadas, as pessoas também fazem terapia de modo mais pontual para encontrar qual o melhor caminho a seguir de acordo com seus valores. Ou seja, para escolher profissões, faculdades, se devem ou não tomar um novo rumo. E para as mais diversas dúvidas de como dar um próximo passo ou qual o caminho a seguir que lhes fará mais feliz conforme a sua própria individualidade.

Aprender habilidades:

Pessoas buscam psicólogos para aprimorar suas habilidades de comunicação (aprender a dizer não, a ser mais assertivo, para ser melhor compreendido ao falar sem agressividade), habilidades sociais (de como se relacionar com as pessoas), habilidades de resolução de problemas para seus cotidianos, habilidades de decisão, diminuir a procrastinação… Entre diversas habilidades cognitivas.

Aprender a conviver com situações que não podemos mudar:

Há diversas situações que nos encontramos como doenças crônicas, acidentes, questões neurológicas, aspectos do envelhecimento que podem ser doloridos emocionalmente, e o psicólogo vem como um parceiro para ajuda-nos a viver da melhor forma diante das adversidades.

Lidar com traumas e marcas do passado:

Uma parte grande das pessoas fazem terapia principalmente para conseguirem superar, compreender e viver de melhor maneira diante das marcas que a vida lhe proporcionou. Quando viemos de famílias tóxicas, sofremos algum tipo de abuso, sofremos bullying, passamos por situações traumáticas graves, nossa criança interior cresce ferida e faz com que nosso presente seja cheio de medos, ansiedades e tristezas, por isso muitas vezes precisamos de ajuda para conseguir curá-la.

Transtornos psiquiátricos:

E também há as pessoas com transtornos como Depressão, Ansiedade, Pânico, Alimentares (como anorexia e bulimia), Esquizofrenia, Bipolaridade; entre outros que são encaminhados a terapia por psiquiatra ou veem por conta própria para aprender a lidar com suas questões psicológicas.

 

Desse modo, quando você se encontrar em algum momento de sua vida em que está muito difícil e não consegue resolver sozinho, pense na ideia de procurar um psicólogo.

Quando estamos com dificuldades emocionais buscar ajuda de um psicólogo além de ameninar nossa dor, faz com que o problema não vire uma bola de neve cada vez mais difícil de ser resolvido. Não tenha vergonha de procurar ajuda, cuide de si.

Só quando você estiver bem, será possível cuidar também das pessoas que ama. Se você está em sofrimentos, todos ao seu redor também está sofrendo.

Se precisar de ajuda, busque um serviço de psicologia. Ou me chame no link abaixo.

Abraços, Shana G. Conzatti

Deixe uma resposta