A decisão de procurar uma psicóloga, não é fácil. Normalmente as pessoas tentam resolver seus problemas sozinhas, e aguentam um sofrimento imenso antes de realmente procurar ajuda, o que acaba por aumentar ainda mais o problema.

Muitas vezes aguentamos além de nossas forças, ficamos calados e torcendo para que o sofrimento passe. No entanto, não precisa ser assim.

Se você encontra-se oprimido por seus sentimentos, sente-se sem saída e não sabe como resolver alguma situação difícil, busque ajuda.

O psicólogo pode te ajudar à:

  • Pensar em novas estratégias para lidar melhor com as questões difíceis do seu cotidiano.
  • Compreender suas emoções e por que algumas situações te deixam tão triste, ansiosa ou irritada. Fazendo com que novas possiblidades de agir sejam geradas.
  • Lidar com as coisas ruins que aconteceram em seu passado, seus traumas, para poder seguir em frente de modo mais leve.
  • Trabalhar seu autoconhecimento e sua autoestima para poder fazer aquilo que realmente tem valor para você.
  • Desenvolver habilidades sociais, emocionais e reflexivas que irão lhe ajudar em seus relacionamentos amorosos, de amizade, no trabalho e com sua família.
  • A controlar sintomas como ansiedade, medos, pensamentos repetitivos e depressão, buscando novos comportamentos que sejam mais benéficos para sua vida.
  • Compreender seus modos mentais de funcionar e orientá-la em busca de menos sofrimento: como diminuir a procrastinação, comportamentos impulsivos, pensamento inflexível, entre outras situações que podem estar presentes em adultos Autistas, ou TDAH e diferentes tipos de personalidades.
  • Encontrar formas de enfrentar situações difíceis do seu cotidiano que lhe impedem de fazer coisas desejadas, como ser mais assertivo, falar em uma reunião, saber dizer não, saber falar sobre seus sentimentos…
  • Trabalhar suas questões emocionais que impedem seus potenciais e atrapalham na realização de suas metas de vida (trocar de emprego, emagrecer, sair de um relacionamento tóxico….)

Ao conversar com uma psicóloga, você encontra uma parceria especializada que poderá te dar a mão e lhe ajudar a enfrentar suas dores, encontrando novas estratégias para seguir em frente de modo mais leve sem julgamento.

Um espaço em que poderá falar seus segredos e encontrará alguém para ouvir com atenção, sem julgamento e interesse em ajudá-lo sofrer menos. E com garantia de sigilo por parte do profissional.

Mas fazer terapia é muito caro!

Será que fazer terapia é mesmo tão caro? Atualmente há muitas plataformas de atendimento com preços acessíveis. Mas a primeira coisa que devemos nos perguntar é o que é barato e o que é caro?

Normalmente escolhemos o cabelereiro, nossas roupas, a manicure, os locais em que vamos comer pensando na qualidade de seus serviços. Claro, que analisamos nosso orçamento, mas não aceitamos qualquer um. Não vamos em um cabelereiro que não confiamos só por que seu preço é acessível. Então, por que você não valoriza a coisa mais importante que você tem que é sua saúde mental?

Antes de pensar em economizar com você mesmo, pense em como isso pode sair caro no futuro. Ao escolher um profissional apenas pelo valor acessível, você pode não ter seus problemas emocionais e psicológicos tratados de modo personalizado, e algo que seria uma dor de semanas pode se arrastar por anos. E quanto de sua vida, seu tempo, seus relacionamentos, seu trabalho você perdeu diante dessa escolha equivocada?

Por isso ao escolher um psicólogo, lembre-se que você é o seu bem mais precioso. Analise o quanto do seu orçamento você gasta com sua beleza exterior, será que não pode também investir em seu bem-estar interno com a mesma força? Pense bem, ao escolher seu psicólogo.

Você sabe como funciona a psicoterapia online?

Muitas pessoas tem dúvidas ou medo de como será uma sessão de psicologia através da internet.

É normal termos essas incertezas diante de algo que fazemos pela primeira vez, por isso antes de iniciar a terapia, é feita uma sessão experimental para orientá-la de como será esse atendimento e quais ferramentas são usadas, e tirar quaisquer dúvidas surgidas. E descobrir se essa é a melhor modalidade para você.

Uma sessão online é semelhante a sessão presencial em muitos aspectos, como na atenção plena do psicólogo e na garantia de sigilo das informações, sendo uma conversa em tempo real mediada pelo celular ou computador. As sessões costumam ser em videochamadas, mas algumas pessoas podem sentirem-se mais confortáveis iniciando apenas com chamadas com áudio, e tudo bem. A psicóloga respeitará as particularidades de cada um.

A psicoterapia online mostrou ter os mesmos resultados positivos do atendimento presencial, em pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema. E assim, como a modalidade presencial cada pessoa é atendida de modo personalizado, ou seja, a psicóloga realizará um plano de tratamento específico para suas demandas, suas características individuais e suas necessidades. Afinal nenhum indivíduo é igual ao outro.

Desse modo ajudando pessoas com as mais diversas demandas, e sendo uma forma de facilitar o acesso à pacientes que não possam ou não desejam se locomover para um consultório.

Possibilitando mães de bebês pequenos, quem está cuidando de seus pais idosos, pessoas que moram em zonas rurais ou fora do país, quem tem dificuldades em se locomover, pessoas com ansiedades social ou em relação a locais movimentados, tenham assim, um melhor acesso ao atendimento psicológico.

Fazendo as sessões no conforto de sua casa ou mesmo em local de sua escolha. Economizando o tempo e dinheiro do deslocamento.

Sendo uma modalidade que pode ser benéfica para qualquer pessoa que tenha acesso à internet e um celular ou computador.

Lembre-se, é preciso primeiro cuidar de si para depois poder cuidar dos outros. E cuidar de si é sinal de força e coragem.

 

Precisa de ajuda? Mande uma mensagem para mim, vamos conversar e analisar como eu posso ajudá-la.

Desejo que você fique o melhor possível,

Abraços, psicóloga Shana G. Conzatti

 

Continua com dúvidas, leia mais sobre como funciona a Psicoterapia nos post abaixo:

quando procurar terapia, qual motivo para ir ao psicólogo, quando ir ao psicólogo, no que o psicólogo pode me ajudarcomo é fazer psicoterapia, como o psicólogo trabalha, mitos e verdades sobre terapiacomo a terapia pode ajudar? Quando procurar ajuda? Quando procurar o psicólogo? Como é fazer terapia? como é fazer terapia? Quando procurar psicólogo? Devo fazer terapia? Será que terapia é para mim? Como o psicólogo pode me ajudar? Só louco faz terapia?