A diarreia infantil tanto em crianças como em bebês em algum momento irá acontecer, e para muitas mães esse é um momento assustador. Já que não sabemos se devemos correr para o médico ou como podemos amenizar o sofrimento de nosso pequeno. Por isso trago algumas considerações sobre o tema para te ajudar.
Como identificar a diarreia infantil?
As principais características da diarreia são o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas. Geralmente a diarreia dura de 3 a 4 dias, porém, caso dure mais dias ou surjam outros sintomas, é importante ir ao médico, pois pode se tratar de uma infecção que deve ser tratada com o uso de medicamentos.
Tipos de diarreia em crianças:
- Diarreia comum: fezes soltas e aguadas. Causas: estresse, mudança de rotina, nervosismo, nascimento dos dentes, remédios e alimentos que tenham alterado as bactérias do intestino. Costumam passar sozinhas.
- Diarreia crônica: Dura mais de 2 semanas seguidas, mesmo que os casos de evacuações típicas de diarreia sejam pontuais durante esse período. Nesses casos, é necessário investigar a causa. As mais frequentes são intolerâncias alimentares (como à lactose ou ao glúten) e a síndrome do intestino irritável.
- Diarreia infecciosa: Comum em crianças, provoca além dos sintomas da diarreia comum, febre, perda de energia e de apetite. É causada por vírus e ou bactérias e recebem o nome de gastroenterites ou intoxicação alimentar. Se não for tratada, pode demorar até 1 semana para os sintomas desaparecerem.
- Giardíase: é causada pela giárdia, também um protozoário. Sintomas: desde simples dor estomacal à diarreia persistente ou fezes pastosas. Outros sintomas: desconforto abdominal, arroto, dor de cabeça e fadiga. A contaminação é através da ingestão de água e alimentos contaminados.
- Amebíase: a criança pode ter desde leve dor de estômago e flatulência até febre, prisão de ventre, cansaço e fezes aguadas com manchas de sangue. É causada pela ingestão de água ou comida contaminada.
Quais os perigos da diarreia em crianças?
Uma das complicações mais perigosas é a desidratação. Adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com facilidade, até em menos de 1 dia. Por isso é importante oferecer bastante água e soros (aqueles saquinhos que compramos em farmácia de soro com água, açúcar e sal ou soro caseiro).
Sinais de desidratação: Boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da quantidade de urina.
Como controlar a diarreia infantil?
A primeira dica é ingerir bastante líquido, de preferência água potável (filtrada ou fervida), água de coco ou soro caseiro, pois repõem os sais minerais perdidos.
Ainda, é importante consumir alimentos que sejam capazes de segurar o intestino como: maçã cozida, banana, batata, pão branco.
Por fim, indica-se consumir probióticos (iogurte, yakut, ou em comprimidos), que ajudam a repor a microbiota intestinal mais rapidamente, parando a diarreia.
Procure o atendimento médico se o episódio de diarreia tiverem mais de 3 ou 4 episódios (sendo no mesmo dia ou em mais de um dia) e a criança estiver bebendo pouco líquido. Principalmente se houver sinais de desidratação e quando a diarreia durara mais de 2 dias sem diminuir. Desse modo também se houver presença de sangue nas fezes que adquirem coloração preta ou avermelhada.
Sempre fique atento ao seu filho, e o leve ao médico se necessário. Mas espero ter ajudado que se tranquilize em relação a diarreia infantil quando essa surgir.
Abraços, Shana Conzatti
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.