o que fazer quando a criança mente, crianças mentem? Como lidar com a mentira infantil,

Muitas pessoas pensam que as crianças são incapazes de mentir, mas a verdade é que CRIANÇAS MENTEM. Contudo nem sempre a mentira contada é com a mesma intenção que o adulto, e por isso trago aqui algumas situações comuns em que as crianças podem omitir, retorcer ou inventar acontecimentos gerando assim a mentira.

Independente do motivo da mentira infantil, os pais devem ficar atentos para lidar com essas situação antes que virem um hábito e o adulto acaba por perder o controle e a confiança em seus filhos.

 

Por que as crianças mentem?

Antes do 5 anos de idade é comum a criança misturar a realidade com a imaginação, e por vezes acabe por lembrar como real algo imaginado ou mesmo ocorrido com outras criança. E desse modo mentem sem intenção. É a partir dos 5 ou 6 anos, que elas têm uma compreensão mais real e podem mentir sabendo estarem erradas para fugir de um castigo ou de uma responsabilidade.

Mentiras podem acorrer em situação como:

  • A criança quebrou/pegou algo que sabe que não devia e mente para fugir da desaprovação do adulto.
  • O mesmo vale para quando ela faz algo que sabe que não é permitido, podendo mentir que foi outra criança/animal ou mesmo um “amigo imaginários”.
  • Quando a criança deseja algo que não lhe foi ofertado, ela pode pedir para o outro adulto “mentindo” que aquele que negou disse que ela podia fazer ou pegar.
  • Algumas crianças metem por ciúmes ou raiva. Por exemplo, quando os pais dão mais atenção para outra criança. Podem mentir sobre coisas que a outra criança não fez, ou mesmo que eles tenha feito para ter a atenção dos pais. Ou mesmo quando são repreendidos pelos adultos, em alguns casos podem dizer a terceiros que apanharam ou receberam algum castigo na esperança do terceiro adulto “enfrentar” aquele que a criança ficou magoada.
  • Há crianças que ao ficarem impressionadas com acontecimentos vistos, podem interpretar como tendo acontecido consigo. E desse modo “mentem” que algo se passou com elas, mesmo quando não.

Contudo as crianças mentem em sua maioria das vezes por não compreenderem quais as reais consequências destas terem para si e para os outros. Por isso o mais importante é saber o que fazer diante da mentira, para que seu filho cresça com responsabilidade e sendo uma boa pessoa.

 

O quê fazer quando as crianças mentem?

Antes mesmo da mentira:

Dê o exemplo em casa, evite mentir para seus filhos ou,  pior pedir para eles fazerem isso. Há situações na vida adulta em que precisamos omitir algumas coisas como dizer que gostamos de um presente quando não gostamos, mas as crianças costuma entender essas “omissões” como mentira. Assim, em “omissões” por educação, diga para a criança apenas agradecer ou não dizer nada ao invés de “mentir” que gostou.

Desse modo tenha o cuidado para não estar presente na rotina constante da criança as mentiras como: pedir para a criança dizer que alguém não está em casa para não atender o telefone, ou ver os pais mentindo para terceiros sobre acontecimentos em que ela participou.

E tente ser honesto com seus filhos sobre os motivos das ações como: Não iremos comprar doce, por que não é saudável. Não irei comprar essa boneca porque é cara e não tenho dinheiro. Evite dissimular as situações como não tinha aquela boneca, ou outras desculpas que podemos dar para “facilitar” e evitar possíveis birras.

Veja como amenizar as birras de sua criança, em nosso artigo anterior. 

 

Valorize a verdade, evite punições:

Um dos maiores motivos da mentira infantil é o medo, já que a criança tem medo de ser castigada por ter quebrado/batido/perdido ou ao fazer algo que lhe disseram para não fazer e mesmo assim fez. Desse modo converse bastante com seus filhos e incentive que falem a verdade, mesmo quando fizeram algo errado.

Nesse momento quando a criança vier falar a verdade, antes que a mentira seja descoberta, mantenha a calma e explique que não será punido já que teve coragem de vir contar o que aconteceu. No entanto, o fato de não ser punido, não significa que o comportamento errado será esquecido.

Então como agir? Se a criança quebrou algo ajude-a a concertar ou limpar de alguma maneira, ou mesmo a ofertar algo seu em troca (um pouco da mesada, um outro brinquedo…). Se a criança bateu ou machucou outra pessoa, que peça desculpa. Pense em estratégias para resolver a questão que gerou a mentira, de modo que seu filho perceba que aquilo não foi legal, sem precisar ser punido.

Valorize o senso de responsabilidade da criança por seus atos, a ajudando a resolver o problema. E desse modo sendo aberto para que a criança posso vir lhe contar qualquer coisa que tenha feito ou acontecido. Crie uma relação de confiança.

 

Fale das consequências de uma mentira

Em muitos casos as crianças mentem por não conhecerem as reais consequências da mentira, tanto para elas como para outras pessoas. Sendo assim, sempre explique como mentir é errado:

  • Pode prejudicar outras pessoas (como quando ela diz que o copo quebrado foi culpa do irmão e não dela).
  • Ao ser descoberta a mentira, irão perder a confiança nela.
  • A mentira pode crescer e causar danos não previsíveis.

Mostre sempre que as consequências negativas da mentira afetam tanto quem sofreu a mentira quanto quem a contou.

Histórias infantis ajudam bastante nessa compreensão das crianças sobre ser errado mentir, deixo abaixo algumas sugestões bem legais de livros (encontre todos na Amazon, aqui):

história infantil sobre mentira, crianças mentem, história sobre mentira história infantil sobre mentira, crianças mentem, história sobre mentira história infantil sobre mentira, crianças mentem, história sobre mentira história infantil sobre mentira, crianças mentem, história sobre mentira história infantil sobre mentira, crianças mentem, história as coisas que a gente fala história infantil sobre mentira, crianças mentem, história pedro e os lobo Livro uma grande mentira, história infantil sobre mentira, crianças mentem

 

Quando a mentira persistir?

Ao descobrir uma mentira de seus filhos, sempre mostre como você ficou chateado por descobrir ao invés da criança vir lhe contar. Reforce sua mágoa sobre esse comportamento de mentir, e comente sobre as consequências do ato da criança.

Nesse caso, conforme a idade de seu filho, algum tipo de correção será importante. Proponha um castigo, em que a criança perca algo que goste. De preferência esse “castigo” deve ter relação com a mentira que foi contada, ao tentar propor algum modo de reparação para a pessoa ou objeto prejudicado. Aqui a punição, não deve ser sevara e sim vir para mostrar para a criança que a mentira tem consequências (reais e emocionais em quem sofreu com a falta da verdade).

 

Em resumo, fique atento aos seus filhos. Leve em conta o que eles falam, mas também não aja como se eles fossem incapazes de mentir. Assim, quando situações acontecerem em casa ou na escola, tente averiguar como estas aconteceram.

Mas não se desespere as mentiras fazem parte da idade, podemos manejar antes de tornarem-se um hábito.

Abraços, Shana Conzatti.

Deixe uma resposta