como visitar o recém-nascido, posso visitar o bebê no hospital, presentes para bebê recém-nascido

Assim que chega um bebezinho na família ou no nosso ciclo social as pessoas querem conhecê-lo e também mostrar aos pais como valoriza essa nossa pessoinha. Mas será que podemos visitar o recém-nascido? Será que não precisamos de alguns cuidados ao fazer essa visita? Ou mesmo o que é educado ou não nesse momento tão intenso para a família do bebê em casa?

Trago algumas informações essenciais para que essa visita seja educada e não cause nenhuma doença indesejada ao bebê. Além de algumas sugestões de presentinhos a serem levados nessa visita, afinal é de bom grado levar um mimo para dar as boas-vindas ao bebezinho.

(Um texto para as visitas, mas também para as mamãe encaminharem para seus parentes e amigos e, assim, garantir a saúde de seu bebê.)

 

Regras importantes para visitar o recém-nascido

1) Quando posso visitar o bebê?

Não vá correndo ao hospital visitar no dia do nascimento, a não ser que seja alguém que a mamãe tenha chamado. Pois o dia do parto sendo natural ou cesariana é exaustivo e a mamãe precisa se recuperar, assim como o envolvimento emocional ao ter seu primeiro contato com o bebê. Por isso nesse primeiro momento, deixe apenas os pais ou avós presentes.

Se a mulher ficar mais dias na maternidade, também não é o melhor momento para uma visita se você não é do ciclo social mais intimo dessa mãe. Pois na maternidade a mulher não tem muita privacidade, precisando por vezes ser atendida por enfermeiras e em alguns casos com dores por causa do parto (principalmente se for cesariana).

Mas se for visitar o bebê nesse momento, que seja uma visita rápida de poucos minutos para dar uma olhadinha no bebê e parabenizar a mamãe.

2) Quando é mais adequado visitar o bebê recém-nascido?

Sugiro que espero pelo menos duas semanas após o nascimento, para assim dar tempo dessa mãe se recuperar e ter adquiro maior confiança diante de sua nova rotina. Assim que os pais chegam da maternidade leva um tempinho para ajustar a rotina em casa, organizar as roupas, desfazer malas e colocar a casa em ordem.

Mas o mais importante, SEMPRE ligue antes e marque um horário, respeitando se a mãe disser que não é um bom momento. Afinal você está indo ver o bebê e não sendo um estorvo. E não vá em horário de refeições ou fique pedindo cervejinha, café, suco, drinques, lanches ou petiscos que não tenham sido oferecidos. Já que a rotina com o novo bebê é corrida e não queremos que essa família se sinta pressionada a fazer uma refeição para nos receber.

Se notar que  outras pessoas estão chegando e a casa está ficando barulhenta ou cheia, é hora de parabenizar os papais e se despedir. Não fique mais do que uns 20 minutos na visita, a não ser que seja uma pessoa da família muito próxima ou a mãe peça para que fique.

E não seja uma pessoa deselegante prestando atenção em possíveis bagunças, louças não lavadas ou roupas jogadas pela casa. Pois no começo com um bebê as coisas podem ser mesmo complicadas.

3) O que posso ou não fazer ao visitar o bebê novinho?

Evite usar perfumes ou hidratantes com cheiro forte, ou mesmo fumar antes de se aproximar do bebê, no início este é bastante sensível a cheiros podendo desencadear uma alergia.

A primeira ação que você deve tomar ao entrar na casa ou no quarto da maternidade, é lavar suas mãos e passar álcool em gel. Faça isso antes mesmo de cumprimentar os novos papais. E evite muitos beijos ou ficar tocando as mãos do bebê para assim não lhe transmitir possíveis vírus ou bactérias e por consequência o deixar doente.

E se você estiver doente (mesmo que um pequeno resfriado) NÃO visite o bebê, apenas ligue para a mãe informando seu motivo e deixe para ir em outro momento.

3) Dicas importantes de educação para uma visita ao bebê:

Se notou que está na hora da mamada, dê privacidade para a mamãe e bebê. Indo pegar um copo de água ou indo ao banheiro, ou se afastando um pouco e conversando com o pai ou outra pessoa da família que esteja por ali. Ou aproveite para finalizar sua visita. Para que essa mamãe possa se aconchegar com o bebê. Nas primeiras semanas algumas mães podem ficar nervosas nesse momento e acabar dificultando a amamentação se tem alguém dando palpites ou olhando de modo crítico.

Quando você já é papai ou mamãe experiente e percebe que os novos estão com dificuldades para lidar com algum cuidado com o bebê, ofereça ajuda, mas não fique dando palpite de como faz isso ou aquilo, pois é indelicado.

Antes de sair tirando fotos do bebê, vale perguntar aos papais se pode tirar algumas fotos do bebê (alguns papais preferem preservar seu filho nos primeiros dias). E evite usar o flash para proteger os olhinhos do bebê.

NUNCA coloque fotos do bebê nas redes sociais antes de pedir autorização aos pais, não seja uma pessoa inconveniente.

Quais lembrancinhas levar ao visitar um bebê recém-nascido?

Se você é um colega de trabalho, um amigo ou parente mais distante leve algo simples para o bebê e talvez uma flor para a mãe. Pois a intenção é apenas demonstrar seu carinho e felicidade com esse nascimento. Já se o bebê nascido é de grandes amigos ou familiares próximos pode-se investir um pouco mais no presente, e talvez levando também um mimo para o papai e irmão(a) mais velho(a) se tiver.

1) Presente para o bebê recém-nascido

É educado levar uma lembrancinha para o recém-nascido e não precisa ser nada caro, como:
– roupinha (macacão tamanho M ou G para não ter o perigo de o bebê ser grande e não caber no P);
– brinquedo (chocalho, pelúcia…);
– sapatinho, gorro ou fitas para o cabelo;
– fraldinhas de boca ou toalhas pequenas enfeitadas ou bordadas (com o nome do bebê ou outro desenho);
– artigo de banho adequados ao recém-nascido (shampoo, sabonete líquido, hidratante…);
– para familiares mais íntimos pode-se investir em pulseira com o nome, colar ou brincos (sempre de ouro para não causar alergia no bebê);

  • Ideias de Kits prontos para presentear o recém-nascido, AQUI

lembrancinhas para dar ao récem nascido

ideia de presente para maternidade do recem nascido

kit de higiene para o bebe recem nascido presente

ideia de presente para visitar bebe recem nascido

2) Presente para a mamãe

Você pode levar também algum mimo para a mamãe para demonstrar seu afeto por ela, como:

– Flores (evite as com muito cheiro e que possam dar alergia ao bebê, podendo ser apenas um botão de rosa ou uma flor mais delicada)

– guloseimas (bombons, balas e biscoitos finos…);
– livros com temática da maternidade se você tem maior intimidade para não parecer que está dizendo que essa mãe não é capaz,

– Algum produto de higiene ou maquiagem que saiba que essa mulher gosta.

3) Presente para o papai

O papai também pode ganhar presentes, especialmente de um grande amigo, como
– bebidas;

– roupinhas de time de futebol para o bebê (pergunte sempre o time, e não faça brincadeiras contrárias, não queremos causar constrangimento entre o casal),

– algum presente significativo que mostre essa amizade

4) Presente para o irmão mais velho

Levar um presentinho para o irmão mais velho é um sinal de carinho, afinal ele pode estar enciumado por ter que dividir a atenção, ou até mesmo achar que está perdendo seu espaço na família. Prefira trazer brinquedos ou guloseimas para alegrar esse irmão(a) mais velho(a).

Mas os presentes são apenas sugestões, não é obrigação levar uma lembrancinha ao visitar o recém-nascido. É apenas uma forma de demonstrar carinho e atenção.

Espero que essas dicas tenham ajudado a você a fazer uma visita agradável a família e seja sempre bem-vindo neste espaço.

Abraços, Shana Conzatti

Deixe uma resposta