Para muitas mulheres assim que descobrimos estar grávidas já queremos saber se teremos um menino ou uma menina, para assim iniciar os preparativos do enxoval ou já ir sonhando com o rostinho desse pequenino. A forma mais comum para identificarmos o sexo do bebê é através do ultrassom realizado por volta da 18° semana, no entanto há a possibilidade de sabermos por volta da 8° semana através de um exame de sangue simples (sexagem fetal).
Vejamos quais as possibilidades para descobrir o sexo do bebê, suas vantagens e desvantagem. Assim você poderá escolher o que melhor se adequa a sua ansiedade e realidade.
Exames de sexagem fetal: como funciona e sua eficácia
Existe um exame de urina de farmácia semelhante ao de gravidez que analisa a presença de marcadores genéticos para saber se é um menino ou menina, contudo atualmente esse exame não tem sido vendido no Brasil, pois seu valor era semelhante a sexagem fetal (pelo sangue), mas possui menos de 80% de eficácia. Ou seja, acaba não compensando fazê-lo.
Já o exame de sexagem fetal (que avaliação da presença (ou não) do cromossomo Y no sangue materno) tem uma eficácia de 96%. Não é um exame oferecido pelo SUS, mas é possível realizá-lo na maioria dos laboratórios clínicos tendo um valor entre R$ 100 a 250.
É um exame de sangue como qualquer outro, sem necessidade de preparação (podemos comer e beber normalmente antes de realizá-lo), em na maioria dos laboratórios não é necessário solicitação médica. O resultado do exame é revelado dentro de 5 a 7 dias.
Quando no resultado é encontrado o cromossomo Y o sexo do bebê é masculino, e se houver ausência será uma menina.
O quê pode influenciar no resultado causando erro para descobrir o sexo do bebê:
– Se a mulher teve relações sexuais dentro das últimas 48 horas com contato com o esperma, pode dar falso menino;
– Se, recentemente, passou por tratamentos para infertilidade, com remédios contendo progesterona;
– Em gestação de gêmeos, principalmente de gêmeos de sexos diferentes; pois nesse caso apenas aparecerá o sexo masculino sem termos como saber se tem dois meninos ou se um dos bebês é menina.
– Em gestação feita por inseminação artificial, na qual os hormônios estão alterados no início e pode dar erro.
– Mulheres que sofreram transfusões de sangue ou transplantadas podem interferir no exame, pois as células do doador de sangue pode possibilitar um falso resultado de sexo biológico masculino para o feto.
– O fato da gestante ter outros filhos não interfere no resultado do exame, sendo eles do sexo feminino ou masculino. Após o parto, dentro de horas, o DNA fetal é eliminado da circulação da mãe.
Descobrindo o sexo do bebê pelo ultrassom:
O exame é realizado como parte do pré-natal (SUS, Planos e particular), sendo um exame de imagem simples e não invasivo. É considerada a forma mais convencional de se identificar o sexo do bebê. A identificação do sexo é feito através da observação da genitália através da imagem.
No entanto, nem sempre essa identificação é fácil , pois para que o médico consiga enxergar de forma clara a presença do órgão genital masculino ou feminino o bebê precisa estar em uma posição favorável para isso. Sendo possível que ao realizar o exame lá pelas 21ª semana não se consiga saber o sexo do bebê e assim, ficar a ansiedade para a próxima ecografia que pode ser depois de 6 ou 8 semanas.
Então, para mamães ansiosas e que possam desembolsar alguns dinheiro extra pode ser interessante realizar a sexagem fetal (exame de sangue) para ter uma resposta mais rápida. Ou espere pelo ultrassom, e se não conseguir saber o sexo do bebê pode-se fazer depois o exame de sangue.
Para quem irá fazer o chá revelação, pode-se fazer o exame de sangue e entregar o resultado fechado para a madrinha ou pessoa que será responsável pela organização do chá. Ou leve essa pessoa para assistir o ultrassom (se não for possível, que fique na sala de espera), assim avise o médico que realizará o exame de que você não quer saber o sexo do bebê para ser informado apenas para a pessoa responsável.
Para contar as semanas de sua gravidez, confira nosso post explicativo.
Então, quem está ansiosa para saber o sexo do seu bebê?
Tenham uma boa gestação,
Abraços, Shana Conzatti
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.