Se você está tentando engravidar pense em modificar sua alimentação, pois quanto mais saudáveis as mulheres e homens estão, mais nosso corpo tem os nutrientes essenciais para amadurecer óvulos e deixar os espermatozoides fortes. Além de muitos alimentos nos ajudarem a engravidar por conterem vitaminas e minerais que auxiliam os hormônios responsáveis pela liberação do óvulo.
É verdade que os alimentos podem influenciar na ovulação da mulher, assim como outros hábitos de vida como falta de exercícios ou um peso inadequado fazem muita diferença na hora de engravidar, dificultando o processo.
Abaixo uma relação de alimentos que podem ajudar a aumentar a fertilidade da mulher:
Alimentos para aumentar a fertilidade:
1) Alimentos do complexo B:
Auxiliam no equilíbrio hormonal e estimulam a ovulação. Complexo B é encontrado em :Aves, Carne bovina, Ervilha, grão de bico, legumes, feijões, lentilhas e peixes.
2) Ácido Fólico:
Além de auxiliar na qualidade dos óvulos, ele é responsável pela formação neural do bebê e deve ser consumido 3 meses antes de engravidar até 3 meses após engravidar (saiba mais sobre a importância do Ácido fólico). Geralmente a alimentação não vai suprir essa necessidade e o seu médico poderá indicar uma suplementação para atingir a dose recomendada.
Mas os alimentos que contem ácido fólico são: Amêndoas, Fígado, laranjas, Leite integral, ovos, feijões, amendoim e vegetais com as folhas verdes escuras (brócolis, couve, espinafre..)
3) Ômega 3
Um importante anti-inflamatório que auxilia a “limpar” o corpo de agentes nocivos causados pelo estresse ou doenças inflamatórias. Encontra-se em pescados (atum, sardinha e salmão), sementes de chia, sementes de linhaça, couve e nozes.
4) Vitamina E (ou tocoferol):
É conhecida como a vitamina da fertilidade, auxiliando na integridade uterina e da placenta. A vitamina E é encontrada na Aveia, Aves, Grãos integrais, Nozes, Ovos, Peixes, azeite de oliva e abacate.
5) Ferro:
A deficiência deste mineral pode desregular a ovulação. O ferro é encontrado no Feijão, Fígado e miúdos, lentilha, grão de bico, açaí e agrião.
6) Zinco, vitamina D e Vitamina C:
Importante para a formação dos espermatozoides e aumenta a imunidade da mulher ao ser associado a vitamina D (pegue sol por 10 a 15 minutos diários, também presente na manteiga e ovos) e a vitamina C (presente nas frutas cítricas). O Zinco é encontrado em castanhas do Pará, carne vermelha, feijões e ostras.
Alimentos da fertilidade para o homem:
Para melhorar a qualidade do esperma, mudanças no estilo de vida e alimentação são fundamentais, resultando no aumento da fertilidade. Vitaminas como A, E e C, betacaroteno, selênio e zinco são importantes para proteger os espermatozoides.
O homem deve acrescentar em sua dieta: ovos, legumes amarelos, leite, azeite, batata doce, sementes, abacate, agrião, couve de bruxelas, morango, castanha, kiwi, couve-flor, atum, cereais integrais, peixes, leguminosas, gengibre e cogumelos.
Dicas para uma fertilidade aumentada e maior chance de engravidar:
O consumo dos nutrientes sugeridos a cima deve ser feito diariamente fazendo parte de um hábito de alimentação seguido pelo casal para obter os melhores resultados sobre a fertilidade. Em resumo os alimentos principais que ajudam a engravidar são os naturais não processados como ovos, feijões, aveia, frutas, verduras, castanhas, leite e seus derivados.
A dica para consumir esses alimentos diariamente é alterná-los nas refeições principais, por exemplo: ingerir pescados nas refeições principais e usar sementes em sucos e saladas. Os óleos podem ser usados para temperar saladas e outros alimentos. O ideal é variar, comendo de tudo um pouco para não sobrecarregar o organismo com alguma vitamina ou deixar outra em deficiência
Substitua a farinha de trigo comum pela integral, que é um carboidrato composto. O consumo excessivo do carboidrato simples – farinha de trigo comum – aumenta em até 55% as chances de desenvolver síndrome do ovário policístico.
Invista no consumo do leite e seus derivados integrais que são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo, garantindo uma menor oscilação da globulina, proteína que ajuda no transporte dos hormônios ligados à fertilidade
E não esqueça de se manter hidratada tomando 2 litros de água diariamente e realizando atividades física ao menos 3 vezes por semana por, pelo menos, 30 minutos.
Evite ao máximo alimentos com:
- Gordura trans: é nociva à saúde e a fertilidade. Essa gordura normalmente está presente em alimentos processados e na margarina. Verifique sempre na embalagem dos produtos se contém ou não esse tipo de gordura.
- Sódio em excesso: o alto consumo de sódio pode provocar pressão alta, o que diminui a fertilidade;
- Café (tome no máximo 2 xícaras por dia) e álcool (uma taça ou caneco por semana): pois o consumo excessivo aumentam o hormônio prolactina, causando infertilidade.
Se você tem dúvidas se está conseguindo alcançar a quantidade de nutrientes suficientes converse com seu médico e peça exames de sangue para conferir sua saúde, e talvez opte por um complemento vitamínico específico para Tentantes. Pois nem sempre nossa rotina corrida nos permite ter uma alimentação equilibrada.
Desejo uma vida fértil e em breve uma linda gravidez para você,
Abraços, Shana Conzatti.
Psicóloga – Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia do Esquema – atendimento online de psicoterapia destinada à mulheres (mães ou não). E consultora de Educação e professora há mais de 25 anos. Criadora de materiais didáticos para professores e terapeutas. Autora de livros.